ListadeExerccios1Bimestre 20150411163103 1

984 palavras 4 páginas
LISTA DE EXERCÍCIOS – 1º BIMESTRE
DISCIPLINA

Mecânica Aplicada

PROFESSORA

Aline Cristina Silva dos Anjos

DATA DA ENTREGA

22/04/2015

SEÇÃO 01 – VETORES FORÇA E FORÇA RESULTANTE
1) Determine a intensidade da força resultante FR = F1 + F2 e sua direção, medida no sentido anti-horário, a partir do eixo x positivo.

2) Determine a intensidade da força resultante FR = F1 + F2 e sua direção, medida no sentido anti-horário, a partir do eixo x positivo.

3) A força vertical F atua para baixo em A nos dois elementos da estrutura. Determine as intensidades dos dois componentes de F orientados ao longo dos eixos AB e AC. Considere que F = 500 N.

4) A caminhonete deve ser rebocada usando-se duas cordas. Se a força resultante for 950 N, orientada ao longo do eixo x positivo, determine as intensidades das forças FA e FB que atuam em cada corda e o ângulo θ de FB, de modo que a intensidade de FB seja mínima. FA atua com 20° a partir do eixo x, como mostra a figura.

5) Três forças atuam sobre o suporte da figura. Determine a intensidade e a direção θ de F1, de modo que a força resultante seja orientada ao longo do eixo x’ positivo e tenha intensidade de 1kN.

6) Determine os componentes x e y de cada força que atua sobre a chapa de ligação da estrutura tipo treliça que sustenta a ponte. Demonstre que a força resultante é nula.

7) Expresse cada uma das três forças que atuam sobre o suporte em forma vetorial cartesiana em relação aos eixos x e y. Determine a intensidade e a orientação θ de F1, de modo que a força resultante seja orientada ao longo do eixo x’ positivo e tenha intensidade FR = 600 N.

SEÇÃO 02 – EQUILÍBRIO DE UM PONTO MATERIAL
8) Determine as intensidades de F1 e F2 de modo que os ponto material P esteja em equilíbrio.

9) Determine a intensidade e o sentido θ de F de modo que o ponto material esteja em equilíbrio.

10) Determine a grandeza de F1 e seu ângulo θ para equilíbrio. Suponha que F2 = 6 kN.

11) O dispositivo mostrado na figura é usado para

Relacionados