Lista1A Mecflu Douglas 2015 1

537 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
QUARTO SEMESTRE – TECNOLOGIA
ECT1403 - MECÂNICA DOS FLUIDOS (2015.1)
Turmas 02 e 04
Prof. Douglas do Nascimento Silva
LISTA 1A (Responder via SIGAA até 30 MINUTOS ANTES DA PROVA)
1 – (Questão 1 da Lista em PDF) Um bloco de massa “M” desliza numa fina película de óleo. A espessura desta película é “h”, e a área da base do bloco “A”. Quando solta, a massa “m” exerce tração na corda, causando a aceleração do bloco. Despreze o atrito na polia e a resistência do ar. Desenvolva uma expressão algébrica, em termos das variáveis apresentadas, para determinar a viscosidade absoluta do fluido que atua sob o bloco de massa “M”.

2 – (Questão 2 da Lista em PDF) Um cubo pesando 45 Newtons e tendo uma aresta de
25 cm é puxado para cima sobre uma superfície inclinada na qual há uma película de óleo
SAE 10W (viscosidade absoluta igual a 0,065 Kg/(m.s) e densidade relativa igual a 0,78).
Se a velocidade do cubo é de 1,5 m/s e a película de óleo é de 0,25 mm de espessura, determine a força requerida para puxar este bloco se a inclinação da superfície for de 15 graus? 3 – (Questão 3 da Lista em PDF) O espaço entre duas placas paralelas está preenchido com um óleo que apresenta viscosidade dinâmica igual a 0,064 N.s/m 2. A placa inferior é imóvel e a superior está submetida a uma força P. Se a distância entre as duas placas é
2,5 mm, qual deve ser o valor de P para que a velocidade da placa superior seja igual a
15,6 m/s? Admita que a área efetiva da placa superior é igual a 0,12 m 2.

4 – (Questão 4 da Lista em PDF) A distribuição de velocidade para o escoamento laminar entre placas paralelas é dada pela expressão abaixo, onde “h” é a distância entre as placas. A origem é colocada na metade da distância entre elas. Considere o escoamento de água com velocidade máxima de 0,05 m/s e h = 5 mm. Calcule a força cisalhante sobre uma seção de 0,3 m2 da placa inferior e forneça seu sentido.

5 - (Questão 5 da Lista

Relacionados