Lista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

1ª Lista de exercícios de máquinas elétricas
1. Em uma instalação, tem-se I=10 A, V=220 V eFP=0,8 indutivo. Determinar as potências ativa, reativa e aparente e desenhar o triângulo de potências. 2. Considere uma instalação residencial monofásica de 20 kW, fp = 0.85 indutivo, alimentada em 220V. Pede-se: a) Corrigir o fator de potência dessa instalação para 0.95 indutivo. b) Especificar um capacitor que faça a correção. 3. A carga e um gerador de 120 V e 60 Hz é de 5 kW (resistiva), 8kvar (indutiva) e 2 kvar (capacitiva). Calcule: a) A potência aparente total. b) O fator de potência das cargas combinadas. c) A corrente fornecida pelo gerador. d) A capacitância necessária para umfator de potência unitário. 4. Na ligação da figura abaixo, calcular: a) As corrente Ia , Ib e Ic e os seus respectivos ângulos; b) a potência aparente (ST), total do circuito.

5. Três impedâncias devalor 12 + j 9 Ω e tensão equilibrada de 208 V , podem ser conectadas em delta e em estrela. Para cada caso (ligação delta e ligação Y). Calcular: a) A corrente da linha (IL); b) A potência ativa ( PT), reativa (QT ) e aparente ( ST ) da ligação . 6. A tensão entre a fase a e o neutro em um circuito trifásico equilibrado ligado em estrela é 240 30° V. Considerando sequência de fase positiva, qualo valor de .

7. A tensão de fase nos terminais de uma carga trifásica equilibrada ligada em Y é 2.400 V. A carga tem uma impedância por fase de 16 + j 12 Ω e é alimentada por uma linha que temimpedância por fase de 0,1 + j 0,8 Ω. A fonte, ligada em Y na outra extremidade de envio da linha, tem uma sequência de fases acb e uma impedância interna de 0,02 + j 0,16 Ω por fase. Use a tensão entrea fase A e o neutro na carga como referência e calcule: a) As correntes de linha; b) As tensões de linha na fonte. 8. A tensão de linha nos terminais de uma carga equilibrada ligada em delta é 110...
tracking img