Lista sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - O que é um Sistema de Arquivos? Um sistema de arquivos é a estrutura lógica utilizada pelo computador para organizar os dados em um disco magnético. Define a forma como o SO lê e grava dados em um disco magnético. Existem vários tipos de Sistemas de Arquivos, e de um SO para outro, os sistemas de arquivo podem ser diferentes. Prover um sistema de arquivos é mais uma função do SO. Faz ocontrole dos arquivos armazenados em disco tanto do S.O. como dos usuários (abertura, acesso, consistência, como eles são nomeados, etc.) 2 - O que significa dizer que o sistema de arquivo distribuido NFS é stateless? R: Quer dizer que ele não mantém nenhum estado de qualquer requisição feita a ele.
3 - - Qual a função de um Barramento? Cite pelo menos 3 tipos de barramento.

R: Integrar osdiferentes componentes da placa-mãe, permite a instalação de placas de expansão. PCI, PCI Express, USB, AGP, SATA, IDE. 4 - Para que serve a memória SWAP? R: Ela complementa com um espaço no disco rígido a necessidade de mais memória RAM com o uso da máquina. Desse modo, quando a máquina necessita de mais memória do que a que já está instalada no sistema, essa memória extra requisitada é "emulada" nodisco. 11 - Explique little endian e big endian. Exemplificando como ficariam o seguinte valor armazenado e como seria sua leitura sem nenhum tratamento em cada um dos tipos da seguinte informação: 1234567887654321 Dados: Tamanho da palavra = 8 Little Endian: é um método utilizado por alguns processadores de armazenar as inforções em endereços de memória "ao contrário", ou seja: do byte menossignificativo para o mais significativo. Endereço A = 87654321 Endereço B = 12345678 Leitura: 8765432112345678 Big Endian: é o armazenamento inverso, ou seja: do mais significativo ao menos. Endereço A = 12345678

Endereço B = 87654321 Leitura: 1234567887654321 12 - Não é barramento: A) usb b)ISA c)Cabo de HD Sata d)Ponto de montagem de um HD - correta e)Pinos de um processador k6.

16 - ) Dasalternativas abaixo, qual não pertence à bios: a) Reconhecimento de drivers. - correta b)Reconhecimento dos discos físicos. c)Configuração da sequencia de boot. d)Configurações de data e hora. e) Configuração de overclock. 18 - Geralmente um arquivo é tratado com um nome formado por duas partes separadas por um ponto. Explique qual a importancia da extensão de um arquivo para sistemas operacionais UNIX eMS-DOS. O MS-DOS exige que o arquivo tenha uma extensão para reconhece-lo, já o UNIX não.
21 - Pelo que a BIOS é responsável R: Ela é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

22 - Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, estas linhas estão divididas em três conjuntos.Explique quais são estes conjuntos e suas funções. R:
● ● ●

via de dados: onde trafegam os dados; via de endereços: onde trafegam os endereços; via de controle: sinais de controle que sincronizam as duas anteriores.

23 - - Cite no minimo dois sistemas de arquivos utilizados pelo Windows e dois utilizados
pelo Linux(e outros sistemas Unix): R: Windows: FAT16, FAT32 e NTFS Linux: EXT2, EXT3,ReiserFS, XFS e JFS

24 - O que é o Cache?
R: Cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. 25 - Explique o FAT 32 e cite uma vantagem e uma desvantagem de seu uso. R: O FAT32 é um sistema de arquivos que organiza e gerencia o acesso a arquivos em HDs eoutras mídias. Vantagem: Com o FAT32, o desperdício em disco foi sensivelmente reduzido. Desvantagem: Não é possível limitar o acesso de determinados arquivos a determinados usuários. 34 - Cite quatro vantagens dos sistemas distribuídos R: - Compartilhamento de recursos - Aumento da velocidade de computação - Confiabilidade - Comunicação 35 - Qual a principal vantagem dos caches em disco sobre o...
tracking img