Lista MGRM 2biestre 2015

2405 palavras 10 páginas
OBS – Tabela com as tensões admissíveis para alguns materiais

TENSÕES ADMISSÍVEIS

Materiais
Tração (kgf/cm2)
Compressão (kgf/cm2)
Cisalhamento (kgf/cm2)
Aço
1500
1500
800
Barra de Ferro
300
900
300
Concreto
5
50
5
Madeira
60
80
10
Granito
20
200
-

1. Um homem de massa igual a está em repouso e em equilíbrio sobre uma prancha rígida de de comprimento, cuja massa é muito menor que a do homem.
A prancha está posicionada horizontalmente sobre dois apoios, A e B, em suas extremidades, e o homem está a da extremidade apoiada em A. Supondo os apoios quadrados de lado a, determine o valor de “a”, para os pilares feitos de madeira. 2. Uma barra homogênea de peso igual a está em repouso na horizontal. Ela está apoiada em seus extremos nos pontos A e B, que estão distanciados de Uma esfera Q de peso é colocada sobre a barra, a uma distância de do ponto A, conforme representado no desenho abaixo:

Dimensione os apoios de concreto acima. Supor os apoios cilíndricos.

3. Deseja-se construir um móbile simples, com fios de sustentação, hastes e pesinhos de chumbo. Os fios e as hastes têm peso desprezível. A configuração está demonstrada na figura abaixo.

O pesinho de chumbo quadrado tem massa 30 g, e os pesinhos triangulares têm massa 10 g.
Para que a haste maior possa ficar horizontal, qual deve ser a distância horizontal x, em centímetros? Determine as tensões nos cabos. (Obs- cabos de aço) 4 .

A figura acima mostra uma estrutura em equilíbrio, formada por uma barra vertical AC e um cabo CD, de pesos desprezíveis, e por uma barra horizontal BD. A barra vertical é fixada em A e apoia a barra horizontal BD. O cabo de seção transversal de 100 mm2 de área é inextensível e está preso nos pontos C e D. A barra horizontal é composta por dois materiais de densidades lineares de massa e Diante do exposto, a força normal por unidade de área, em MPa, no cabo CD é:
Dados: aceleração da gravidade: 10 m/s2; densidades lineares de massa: e
Dimensione o

Relacionados