Lista hidrologia bacia hidrogr fica

618 palavras 3 páginas
LISTA DE EXERCÍCIOS – HIDROLOGIA APLICADA -BACIAS HIDROGRÁFICAS
1) Delimite a linha do divisor topográfico considerando o exutório.

2) Delimite os divisores topográficos considerando o exutório A e o exutório B.

3) Uma bacia hidrográfica recebe anualmente 1200 mm de chuva. Sabendo que a vazão média anual na saída da bacia é de 22 m³/s e que a área é da bacia corresponde a 1000 km², calcule a evapotranspiração total desta bacia em mm/ano.

4) Um sistema de abastecimento de água de um determinado município requer a vazão de 0,600 m³/s para que toda população seja atendida. A precipitação média anual na região é de 1.200 mm e a área relativa a seção de drenagem do manancial a ser utilizado é de 100 km². A evapotranspiração média anual é de 800 mm. Considerando que o órgão ambiental estipulou que para o manancial em questão a vazão ecológica* é de 0,5m³/s, verifique se o manancial tem capacidade para abastecer a população. Para efeito de resolução deste exercício, desconsiderar vazões máxima e mínima.
*Vazão ecológica ou vazão mínima residual: É um valor de referência que deve ser mantido no trecho de um rio a jusante de um barramento ou de uma retirada de água; quantidade de água que permanece no leito dos rios depois de retiradas para atender usos externos como abastecimento público, industrial, irrigação, dessedentação animal, energia elétrica, etc;
(Ministério do Meio Ambiente, 2006)

5) O levantamento das características físicas de duas bacias distintas resultaram nos resultados apresentados na tabela abaixo. Calcule o índice de compacidade, o índice de conformação e a densidade de drenagem e discuta os resultados comparando as duas bacias.
Característica
Área da bacia (km²)
Perímetro da bacia (km)
Comprimento do rio principal (km)
Comprimento total dos cursos d’água na bacia (km)

Bacia 1
320
71
18
112

Bacia 2
450
120
63
315

6) Considerando a bacia representada abaixo e as distâncias entre os diferentes pontos apresentados na tabela, calcule a declividade

Relacionados

  • Exercicios hidrologia
    1595 palavras | 7 páginas