Lista de sistemas distribuídos

Páginas: 24 (5790 palavras) Publicado: 29 de março de 2011
1) Explique as possíveis arquiteturas para sistemas distribuídos.
Arquitetura Cliente/Servidor
É uma arquitetura onde o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (Servidor), enquanto que outro é responsável pela obtenção dos dados (Cliente). Basicamente, o cliente manda um pedido para o servidor e oservidor o retorna.
Cada cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Um cliente não compartilha de seus recursos, mas solicita o conteúdo de um servidor ou função de serviço. Os clientes, portanto,iniciam sessões de comunicação com os servidores que esperam as solicitações de entrada. Funções como a troca de e-mail, acesso à internet e acessar banco de dados, são construídos com base no modelo cliente-servidor
Distribuição Vertical
A organização de uma aplicação cliente-servidor numa arquitetura multi-camadas distribui o processamento colocando componentes logicamente diferentes emmáquinas diferentes. A essa distribuição se dá o nome de distribuição vertical. Uma distribuição vertical facilita o gerenciamento dos sistemas pois divide as funções lógica e fisicamente entre várias máquinas, onde cada máquina é responsável por um grupo especifico de funções.
Características do Cliente
- Sempre inicia pedidos de servidores;
- Espera por respostas;
-Receberespostas;
- Normalmente, se conecta a um pequeno número de servidores de uma só vez;
- Normalmente, interage diretamente com os usuários finais através de qualquer interface com o usuário , como interface gráfica por exemplo.
-Utiliza recursos da rede.
Características do Servidor
- Sempre esperar por um pedido de um dos clientes;
- Serve osclientes pedidos, em seguida, responde com os dados solicitados aos clientes;
- Um servidor pode se comunicar com outros servidores, a fim de atender uma solicitação do cliente.
- Fornece recursos a rede.
Vantagens
- Maior facilidade de manutenção. Por exemplo, é possível substituir, reparar, atualizar ou mesmo realocar um servidor de seus clientes, em um processotransparente para o cliente.
- Todos os dados são armazenados nos servidores, que geralmente possuem controles de segurança muito maior do que a maioria dos clientes. Servidores podem controlar melhor o acesso e recursos, para garantir que apenas os clientes com as permissões adequadas podem acessar e alterar dados;
- Como o armazenamento de dados é centralizado, asatualizações dos dados são muito mais fáceis de administrar.
- Muitas tecnologias avançadas de cliente-servidor já estão disponíveis, que foram projetadas para garantir a segurança, facilidade de interface do usuário e facilidade de uso.
- Funciona com vários clientes diferentes de capacidades diferentes.

Desvantagens
- Redes de tráfego de bloqueio é um dos problemasrelacionados com o modelo cliente-servidor. Como o número alto de solicitações simultâneas de cliente para um determinado servidor, o servidor pode ficar sobrecarregado.
- A arquitetura cliente-servidor não tem a robustez de uma rede P2P. Sob cliente-servidor, se um servidor crítico falhar, os pedidos dos clientes não podem ser cumpridos. Em redes P2P, os recursos são normalmentedistribuídos entre vários nós. Mesmo se um ou mais nós partem e abandonam baixar um arquivo, por exemplo, os nós restantes ainda deve ter os dados necessários para completar o download.

Protocolos de transporte e aplicações de rede.
Os protocolos do nível de transporte fornecem serviços que garantem uma transferência confiável de dados e aplicativos entre remotos. Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lista resolvida de sistemas distribuidos
  • Lista de Exercício de Sistemas Distribuídos
  • Lista de exercícios de sistemas distribuídos
  • Lista de exercícios de Sistemas Distribuídos
  • Sistemas Distribuidos Lista Exercicios 1
  • LISTA DE EXERCÍCIOS – ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
  • Lista Distribuídos
  • Lista de Distribuídos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!