Lista de física

Páginas: 6 (1485 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
. (Unesp) Uma pequena bola de borracha está presa por um fio leve ao fundo de um recipiente cheio com água, como mostra a figura adiante.

1. (Unicamp) O avião estabeleceu um novo paradigma nos meios de transporte. Em 1906, Alberto Santos-Dumont realizou em Paris um vôo histórico com o 14 Bis. A massa desse avião, incluindo o piloto, era de 300kg, e a área total das duas asas era deaproximadamente 50m£. A força de sustentação de um avião, dirigida verticalmente de baixo para cima, resulta da diferença de pressão entre a parte inferior e a parte superior das asas. O gráfico representa, de forma simplificada, o módulo da força de sustentação aplicada ao 14 Bis em função do tempo, durante a parte inicial do vôo.

Se o volume da bola submersa for 5,0.10−¥m¤ e sua massa for 1,0.10−¢kg,qual será a tensão no fio? (Considere a aceleração da gravidade local igual a 10m/s£ e a massa específica da água 10¤kg/m¤). 4. (Unesp) Considere o Princípio de Arquimedes aplicado às situações descritas e responda. a) Um submarino está completamente submerso, em repouso, sem tocar o fundo do mar. O módulo do empuxo, exercido pela água no submarino, é igual, maior ou menor que o peso do submarino?b) Quando o submarino passa a flutuar, em repouso, na superfície do mar, o novo valor do empuxo, exercido pela água do submarino, será menor que o valor da situação anterior (completamente submerso). Explique por quê.

a) Em que instante a aeronave decola, ou seja, perde contato com o chão? b) Qual é a diferença de pressão entre a parte inferior e a parte superior das asas, ÐP = P(inf) - P(sup'),no instante t = 20s? 2. (Fuvest) Numa experiência de laboratório, os alunos observaram que uma bola de massa especial afundava na água. Arquimedes, um aluno criativo, pôs sal na água e viu que a bola flutuou. Já Ulisses conseguiu o mesmo efeito modelando a massa sob a forma de barquinho. Explique, com argumentos de Física, os efeitos observados por Arquimedes e por Ulisses.

Exercíciosterceiro

colégio integral Poços de Caldas

Prof. Pica pau 8. (Uel) O vôo de um avião depende do acoplamento de vários fatores, dentre os quais se destaca o formato de suas asas, responsáveis por sua sustentação no ar. O projeto das asas é concebido de tal maneira que, em um mesmo intervalo de tempo, uma corrente de ar passando acima da asa tem que percorrer um caminho maior que uma corrente de arque passa abaixo dela. Desde que a velocidade do avião seja adequada, isso permite que ele se mantenha no ar. Assinale a alternativa que identifica corretamente a razão para que isso aconteça. a) A velocidade do ar acima da asa é maior do que abaixo da asa, ocasionando uma pressão maior acima da asa. b) A velocidade do ar acima da asa é menor do que abaixo da asa, ocasionando uma pressão menor acimada asa. c) A velocidade do ar acima da asa é maior do que abaixo da asa, ocasionando uma pressão maior abaixo da asa. d) A densidade do ar acima da asa é menor do que abaixo da asa, ocasionando uma pressão menor abaixo da asa. e) A densidade do ar acima da asa é maior do que abaixo da asa, ocasionando uma pressão maior abaixo da asa. 9. (Ufpe) Uma plataforma retangular com massa de 90 toneladasdeve ser apoiada por estacas com seção transversal quadrada de 10 cm por 10 cm. Sabendo que o terreno onde as estacas serão fincadas suporta uma pressão correspondente a 0,15 tonelada por cm£, determine o número mínimo de estacas necessárias para manter a edificação em equilíbrio na vertical.a) 90b) 60c) 15d) 6e) 4

5. (Ufpe) No sistema hidráulico a seguir circula um líquido a uma vazão constantepreenchendo completamente a tubulação. Se o tubo de entrada tem diâmetro de 8cm, qual deve ser o diâmetro, em centímetros, de cada um dos quatro tubos idênticos de saída do líquido?

6. (Ufsc) Um recipiente cheio de água até a borda tem massa total (água+recipiente) de 1.200g. Coloca-se dentro do recipiente um pedra de massa 120g que, ao afundar, provoca o extravasamento de parte do líquido....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lista de física
  • Lista De Fisica
  • lista de fisica
  • Lista de fisica
  • lista de física
  • Lista Fisica
  • Lista de Física
  • Lista de Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!