Lista de exercícios biioquimica

1027 palavras 5 páginas
Lista Exercícios Unidade I Bioquímica 1) Os organismos vivos podem ser classificados de acordo com a sua fonte de energia e fonte de carbono utilizados para síntese de seu material celular. Esquematize estes grupos e seus subgrupos. 2) Defina estado dinâmico de equilíbrio celular.

3) Nos sistemas biológicos não há sobra de energia, isto devido aos sistemas acoplados de energia. Grande parte da energia requerida para transformações químicas advém de que fonte? Defina/explique catabolismo e anabolismo. 4) Um clamor dito por alguns fornecedores de alimentos saudáveis é que vitaminas obtidas a partir das fontes naturais são mais saudáveis que aquelas obtidas por síntese química. Por exemplo, o ácido L-ascórbico puro (vitamina C) extraído do fruto da roseira seria melhor que o ácido Lascórbico manufaturado de uma indústria química. São as vitaminas das duas fontes diferentes? Consegue o organismo distinguir uma fonte de vitamina da outra? Explique. 5) A versatilidade da ligação de carbono com certeza fez com que esse elemento tenha sido escolhido para compor o maquinário molecular das células. As propriedades e atividades biológicas das biomoléculas são grandemente determinadas por seus grupos funcionais, sendo de grande importância a identificação destes. Em cada um dos compostos a seguir, faça um círculo em cada grupo funcional e o identifique pelo nome.

6) Comumente dizemos que os sistemas biológicos são estereoespecíficos. Defina estereoespecificidade e explique a importância deste conceito para indústria de medicamentos. 7) As diferenças quantitativas na atividade biológica entre dois enantiômeros de um composto são algumas vezes muito grandes. Por exemplo, o isômero D da droga isoproterenol, usada para tratar asma moderada, é 50 a 80 vezes mais efetivo como broncodilatador que o isômero L. Identifique o centro quiral no isoproterenol. Porque os dois enantiômeros possuem bioatividade tão radicalmente diferentes?

8) Alguns anos atrás duas companhias

Relacionados