Lista de Exercicio- Resolvido ( Economonia)

1374 palavras 6 páginas
Lista de Exercício
1- Sobre Economia, responda:

a) O que é Economia?
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
b) Qual é a questão central do estudo da economia?
Como alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades? Ou seja, é juntar escassez de recursos com as necessidades humanas ilimitadas.
2- Sobre os desafios enfrentados pela economia, fale das dificuldades encontradas com relação aos recursos naturais (alimentos, matéria- prima), mão- de- obra, desafios financeiros e espaciais. Fale isoladamente sobre os desafios desses 4 elementos:
Recursos naturais: O desafio desse elemento é o consumo elevado maior do que a produtividade, levando a escassez de alguns produtos, até por consequências das industrializações e as exportações.
Mão- de- obra: Já o deste é a falta de mão- de- obra qualificada, no qual o mercado atual está mais exigente em relação à capacitação, tanto por aperfeiçoamento quanto por agilidade.
Financeiro: No setor financeiro, principalmente das indústrias um dos maiores desafios é competitividade, por conseguinte, poucos investimentos, financiamentos e dividas externa. Pois o mundo hoje gira em torno do capital, com a base da oferta e da procura.
Espacial: No que se diz a respeito do espacial é o fato do solo não ser adequado para todo tipo de plantação, ou seja, no Sul do país não se pode cultivar mangas, como aqui no Nordeste não se pode cultivar morangos, alem do mais isso não depende só fatores de produção, mas sim de fatores climáticos.
3- Cite e explique quais são as 4 perguntas fundamentais para entender o problema fundamental da economia?
1. O que produzir? Indica que é necessário identificar a natureza das necessidades humanas, para saber quais bens e serviços produzir.
2. Quanto produzir? Reconhece a limitação

Relacionados