Lista de exerc cio 01 Capitulo 01 do livro Coulorins

707 palavras 3 páginas
Lista de exercício 01 Capitulo 01 do livro Coulorins
1.1 Cite cinco tipos de recurso de hardware e recursos de dados ou software que possam ser compartilhados com sucesso. Dê exemplos práticos de seu compartilhamento em sistemas distribuídos.
1.2 Como os relógios de dois computadores ligados por uma rede local podem ser sincronizados sem referência a uma fonte de hora externa? Quais fatores limitam a precisão do procedimento que você descreveu? Como os relógios de um grande número de computadores conectados pela internet poderiam ser sincronizados? Discuta a precisão desse procedimento.
1.3 Um usuário chega a uma estação de trem que nunca havia visitado portanto um PDA capaz de interligação em rede sem fio. Sugira como o usuário poderia receber informações sobre os serviços locais e comodidades dessa estação, sem digitar o nome ou os atributos da estação. Quais desafios técnicos devem ser superados?
1.4 Quais são as vantagens e desvantagens das tecnologias básicas HTML, URLs e HTTP para navegação em informações? Alguma dessas tecnologias é conveniente como base para computação cliente-servidor em geral?
1.5 Use a web como exemplos para ilustrar o conceito de compartilhamento de recursos cliente e servidor. Os recursos na web e outros serviços são nomeados por URLs. O que denotam as iniciais URL? Dê exemplos de três diferentes tipos de recursos da web que podem ser nomeados por URLs.
1.6 Cite um exemplo de URL HTTP. Liste os principais componentes de um URL HTTP, dizendo como seus limites são denotados e ilustrados cada um, a partir de seu exemplo. Até que ponto um URL HTTP tem transparência de localização?
1.7 Um programa servidor escrito em uma linguagem (por exemplo, C++) fornece a implementação de um BLOG destinado a ser acessado por clientes que podem ser escritos em uma linguagem diferente (por exemplo, java). Os computadores cliente e servidor podem tem hardware diferente, mas estão ligados a uma rede. Descreva os problemas causados por cada um dos cinco

Relacionados