Lista de exercícios - sistema endócrino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTA DE EXERCÍCIOS

01) (UFABC/2009) Leia a tirinha:

Enquanto o futuro não chega, diabéticos controlam a glicemia através de injeções diárias de insulina ou mesmo através de controle alimentar associado a práticas esportivas.
Sobre os hormônios pancreáticos que atuam na glicemia, foram feitas as seguintes afirmações:
I. O pâncreas produz a insulina e também outro glicocorticóide, oglucagon, que possui ação antagônica.
II. A insulina liga-se a receptores presentes na membrana das células, permitindo que a glicose atravesse a membrana
III. O glucagon tem efeito inverso ao da insulina, aumentando a glicemia, pois atua estimulando a transformação do glicogênio em glicose.
IV. A insulina tem uma função enzimática, já que pertence ao grupo das proteínas, e o glucagon promove aentrada de glicogênio nos hepatócitos.
De acordo com as informações contidas na tirinha e nas afirmações, pode-se esperar que está correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e III.
e) II, III e IV.

02) (UFV-JULHO/2009) Considere as seguintes afirmativas, relacionadas com o sistema endócrino humano:
I. A tireóide é a glândula produtora do hormônio tiroxina,também denominado de paratormônio, que participa da regulação de cálcio e fosfato no sangue.
II. O glucagon e a insulina são hormônios produzidos por grupos de células do pâncreas, denominados Ilhotas de Langerlhans, que participam do controle dos níveis de glicose no sangue.
III. A hipófise, localizada na base do encéfalo, produz vários hormônios, como o gonadotrófico, o adrenocorticotrófico eo tireotrófico, que participam da regulação da atividade de outras glândulas endócrinas.
IV. As gônadas (ovários e testículos) também são glândulas endócrinas, que produzem hormônios responsáveis pelo amadurecimento sexual e pelas características sexuais secundárias da espécie.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.

03)(UFC/2008) O momento do vestibular, sem dúvida, causa nos candidatos uma mistura de sensações como prazer, por estar próxima a tão sonhada aprovação; emoção, por vivenciar uma grande escolha, e medo de cometer um equívoco ao responder as questões. Essas sensações estimulam o sistema nervoso, ocasionando taquicardia e aumento da freqüência respiratória. Assinale a alternativa que apresenta a glândulaque foi estimulada e o hormônio produzido como conseqüência das sensações citadas no texto.
a) Supra-renal e adrenalina
b) Tireóide e adrenalina.
c) Tireóide e calcitonina.
d) Hipófise e adrenalina.
e) Pineal e melatonina

04) (PUCMG/2003) O esquema abaixo representa a maneira como é regulada a captação de glicose por células musculares e adiposas.

De acordo com o esquema econsiderando seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta o hormônio cujo receptor está indicado no desenho.
a) Tiroxina.
b) Insulina.
c) Glucagon.
d) Paratormônio.

05) (UFT/2008) A homeostase em animais é mantida por dois sistemas de controle: o neural e o endócrino. Os hormônios exercem efeitos impressionantes nos processos da reprodução, de desenvolvimento emetabólicos. A hipófise é uma glândula endócrina dividida em dois lobos, adeno-hipófise e neurohipófise, e produz uma série de hormônios que modula outras glândulas, entre elas, a tireóide. O hormônio ........... produzido pela .................. estimula a tireóide, modulando a secreção dos hormônios..................... e ......................, através de um refinado mecanismo de controle recíproco,conhecido por retroalimentação.
Entre as alternativas a seguir, qual descreve adequadamente a complementação das lacunas acima?
a) TSH, neuro-hipófise, tireoxina (T4) e triiodotireonina (T3).

b) TSH, adeno-hipófise, tireoxina (T4) e triiodotireonina (T3).
c) tireoxina (T4), adeno-hipófise, TSH e triiodotireonina (T3).
d) TSH, adeno-hipófise, calcitonina e tireoxina (T4).

06) (UFES/2004)...
tracking img