Lista de exercícios - sistema de informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista de Exercícios – Sistema de Computação

1) O conceito de efetuar cálculos com algum tipo de equipamento vem dos chineses, com registros de sua existência em 2500 a 3000 a.C. Esses equipamentos eram chamados de ábacos e, posteriormente, tem-se registros do uso desses ábacos pelo babilônicos e pelos romanos.
Esse dispositivo permitia a contagem de valores, tornando posível aoscomerciantes babilônicos registrar dados numéricos sobre suas colheitas. Até hoje há quem use tal tipo de dispositivo, ainda popular na China.
Uma evolução conhecida do ábaco surgiu em 1500, através de um calculador mecânico inventado por Leonardo da Vinci; em 1621 apareceu outra invenção para cálculos, a conhecida régua de cálculo. Mas foi no século XVII (em 1642) que surgiu efetivamente uma máquinapara cálculos, quando o filósofo e matemático francês Blaise Pascal, aos 19 anos, na cidade francesa de Rouen, construiu um contador mecânico que realizava operações aritméticas de soma e subtração através de rodas e engrenagens dentdas. Esse instrumento, posteriormente denominado Pascalina, em homenagem ao seu inventor, foi idealizado para auxilia-lo em seu trabalho de contabilidade e consistiaem seis engrenagens dentadas, com um ponteiro indicando o valor decimal escolhido ou calculado.
A máquina, emora rudimentar, era eficaz para sua época, sendo inteiramente mecânica e não automática. A linguagem pascal foi assim chamada em honra desse cientista oelo seu trabalho pioneiro em matemática e também devido à sua invenção.
Algum tempo após a invenção de Pascal, outro filósofo ematemático, dessa vez alemão, Gottfried Leibniz, construiu uma calculadora mais completa que a de Pascal, porque realizava as quatro operações aritméticas, e não apenas a adição e subtração, como a Pascalina. O calculador mecânico de Leibniz era uma duplicata do calculador de Pascal acrescido de dois conjuntos adicionais de rodas, as quais permitiam a realização de multiplicação e divisão por meio deum processo de operações sucessivas. Ambas as máquinas, a de Pascal e a de Leibniz, eram manais.
A primeira utilização prática dedispositivos mecânicos para computar dados automaticamente data do início de 1800. Naquela época, aconteceram muitas contribuições para o desenvolvimento inicial dos computadores, sendo obtidas do aperfeiçoamento de processos em uma área inteiramente diferente decomputação, a de tecelagem. Em 1801, Joseph Jacquard produziu com sucesso um retrato de tecelagem, cuja produção foi inteiramente realizada de forma mecânicae controlada automaticamente por instruções registradas em orifícios em cartões perfurados.
Um dos últimos e mais impotantes trabalhos pioneiros em computação por processos mecânicos foi realizado por um inglês de nome Charles Babbage, que,em 1823, foi contratado pela Royal Astronomical Society os Great Britain para produzir uma máquina calculadora programável, com a finalidade de gerar tabelas de navegação para a marinha britânica. Em seu trabalho, Babbage projetou dois tipos de máquina: a máquina de diferenças, que era um dispositivo mecânico que só realizava adições e subtrações e cujos cálculos matemáticos se baseavam noprocesso de diferenças finitas; e a máquina analítica que era, na realidade, um computador mecânico capaz de armazenar 1000 números de 20 algarismos e que possuí a um programa que podia modificar o funcionamento da máquina, fazendo-a realizar diferentes cálculos.

2) Com a invenção do motor elétrico no fim do século XIX, surgiu uma grande quantidade de máquinas de somar acionadas por motoreselétricos baseadas no princípio de funcionamento da máquina de Pascal. Essas máquinas se tornaram dispositivos comuns em qualquer escritório até o advento das modernas calculadoras de bolso, em 1970.
Em 1889, Herman Hollerith desenvolveu o cartão perfurado para guardar dados e também uma máquina tabuladora mecânica, acionada por um motor elétrico, que contava, classifica e ordenava informações...
tracking img