Lista de exercícios-geografia 1 ano em

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Alexandre von Humboldt (1769-1859) foi um cientista que analisou o processo das descobertas marítimas do século XVI, classificando-o como um avanço científico ímpar. A descoberta do Novo Mundo foi marcante porque os trabalhos realizados para conhecer sua geografia tiveram incontestável influência no aperfeiçoamento dos mapas e nos métodos astronômicos para determinar a posição dos lugares.Humboldt constatou a importância das viagens imputando-lhes valor científico e histórico.
(Adaptado de H. B. Domingues, “Viagens científicas: descobrimento e colonização no Brasil no século XIX”, em Alda Heizer e Antonio A. Passos Videira, Ciência, Civilização e Império nos trópicos. Rio de Janeiro: Acess Editora, 2001, p. 59.)
Assinale a alternativa correta.

a) O tema dos descobrimentosrelaciona-se ao estudo da inferioridade da natureza americana, que
justificava a exploração colonial e o trabalho compulsório.
b) Humboldt retoma o marco histórico dos descobrimentos e das viagens marítimas e reconhece suas contribuições para a expansão do conhecimento científico.
c) Os conhecimentos anteriores às proposições de Galileu foram preservados nos mapas, métodos astronômicos econhecimentos geográficos do mundo resultantes dos descobrimentos.
d) Os descobrimentos tiveram grande repercussão no mundo contemporâneo por estabelecer os
parâmetros religiosos e sociais com os quais se explica o processo da independência nas Américas.

2)  Leia os textos abaixo.

 [pic]

 

  Com base nos textos e nos seus conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmativas. 

I - Os textosreferem-se ao avanço técnico-científico-informacional com a redução do tempo de deslocamento entre os lugares e expansão da produção e circulação das mercadorias sob a égide do capitalismo.
II - O desenvolvimento dos meios de transportes, sobretudo o aumento da velocidade e capacidade, encurtou o tempo das viagens, gerando a noção de “encolhimento do mapa do mundo”.
III - As possibilidades decomunicação entre as nações facilitaram os acordos comerciais e financeiros que reduziram as diferenças econômicas entre Norte-Sul.
IV - O avanço técnico na infra-estrutura de transportes localizada no Hemisfério Sul dificultou o livre comércio entre os países subdesenvolvidos. 

  Estão corretas as afirmativas 

a)  I e II, apenas.
b)  II e IV, apenas.
c)  I e III, apenas.
d)  I, III e IV,apenas.
e)  I, II, II e IV.

3) Na figura abaixo podem ser observadas médias térmicas mensais de algumas cidades indicadas no mapa-múndi. Entre as cidades há uma significativa diferença entre temperaturas máximas e mínimas mensais. É correto afirmar que:

[pic]



a) apesar de estarem em latitudes similares, Yakutsk apresenta uma amplitude térmica muito maior que
Hamburgo, pois emYakutsk a radiação anual é significativamente maior que em Hamburgo.
b) apesar de estarem em latitudes similares, Yakutsk apresenta uma amplitude térmica muito maior que Hamburgo, pois em Yakutsk o efeito da continentalidade é mais pronunciado que em Hamburgo, onde predomina a ação da maritimidade.
c) a média de temperatura é praticamente constante em Manaus, porque apesar das grandes variações deinsolação durante inverno e verão, a umidade e a Floresta Amazônica permitem a maior conservação da energia.
d) Assuan apresenta uma amplitude térmica menor que Manaus, pois está situada no deserto do Saara (Egito), onde as temperaturas durante o dia são muito elevadas, mas, à noite, sofrem quedas bruscas.

4)

[pic]

 
a) Identifique e relacione as figuras I, II e III às estações do ano noHemisfério Sul.
b) Explique as variações do período de iluminação para as cidades de São Paulo e Belém, relacionando-as com o horário de verão.


5) O jardim de caminhos que se bifurcam

(....) Uma lâmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai à casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe...
tracking img