Lista de exercício estruturas metálicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ipatinga
Rua Salermo, 299 – Bairro Bethânia – Ipatinga –mG


ESTRUTURA METÁLICA – LISTA DE EXERCÍCIOS 18022013

CABOS E ARCOS




CURSO: ENGENHARIA CIVIL PERÍODO: 9º TURNO: VESPERTINO


PROFESSOR: José Geraldo de Araújo Silva




1 – DESCREVA A HISTÓRIA DO AÇO DESDE OS PRIMÓRDIOS ATÉ OS DIAS ATUAIS.1770 A.C. - A primeira indústria do ferro apareceu ao sul do Cáucaso, 1700 A.C., entre os Hititas. O minério de ferro apresentava-se sob a forma de pequenas pedras à flor da terra. Os Hititas aqueciam a mistura (minério e carvão vegetal) dentro de um buraco feito no solo e dessa maneira obtinham uma massa pastosa que era, em seguida, batida para que se desprendesse a escória. O que restava demassa de ferro era depois forjado. O instrumento para produção de ferro se aperfeiçoou e evoluiu até se tornar um forno semi-enterrado no qual se colocava camadas de ferro e carvão vegetal, de acordo com os princípios aplicados pelos Hititas nos fornos primitivos. O ar insuflado por um fole manual ativava a combustão. A temperatura atingia 1000-1200º C e assim se obtinha por redução, isto é, poreliminação do oxigênio do minério, uma massa pastosa de ferro pesando alguns quilos.

1100 A.C. - Depois do Cáucaso, o ferro apareceu no Egito em torno de 1100 A.C. Posteriormente, foi encontrada em regiões às quais, hoje, damos o nome de Grécia (1100 A.C.), Áustria (920A. C.), Itália (600A. C.), Espanha França, Suíça.

500A. C. - Os chineses não apenas inventaram a roda, mas já no século V A.C.fabricavam o ferro carburado, mais tarde chamado ferro-gusa. Depois de sucessivas melhorias, já na idade média, os fornos aumentaram e suas cubas se elevaram acima do solo. A combustão passou a ser ativada por foles movidos a energia hidráulica, assim como o acionamento dos martelos que serviam para bater a massa de metal impuro saída do forno. Começaram também os problemas ecológicos, pois paraobter alguns quilos de ferro, tornava-se necessário abater muitas árvores para conseguir o carvão vegetal. Dentro das minas, o trabalho era feito à luz de velas e o minério de ferro era retirado em cestas puxadas por cordas.

Século XIV - No começo do século XIV, a altura dos fornos tinha aumentado e as condições de sopro se aperfeiçoado. A temperatura de combustão aumentou o suficiente para que oferro pudesse absorver quantidades crescentes de carbono. Com o aumento do teor de carbono o metal se fundia a uma temperatura mais baixa e assim obteve-se pela primeira vez um metal líquido na parte baixa do alto forno. Isto se deu na região do Rhur, segundo alguns, perto de Liège ou Lorena, segundo outros. Com os fornos transformados em altos-fornos, a produção de ferro aumenta e por volta de1350 surge a fundição de objetos de uso doméstico, instrumentos agrícolas e muitos outros.

Século XV - Com a fundição, a indústria siderúrgica ganha novo impulso a partir da segunda metade do século XV. Começa-se a produzir ferro pelo "refino" do ferro-gusa. A crescente utilização de força motriz de água permite girar os cilindros dos laminadores e trefilar a fio. No início do século XVIII, oconsumo de aço conhece um grande avanço. O inglês Abraham Darly começa a produzir o ferro-gusa a partir do coque em 1709. Na França, Reáumur realiza estudos teóricos sobre a redução do ferro-gusa em aço, enquanto Huntsman obtém pequenas quantidades de aço no cadinho (1745).

Século XIX - Na metade do século XIX, em 1856, a descoberta do inglês Bessemer permite realizar uma produção realmenteindustrial de aço pelo refino do gusa em um convertedor através do sopro de uma corrente de ar que atravessava o banho de gusa convertendo-o por oxidação em aço líquido. A partir dessa época, pôde-se dispor, graças a estes processos, de grandes quantidades desta liga ferro-carbono, que se chamava aço, cujas propriedades permitiram as maravilhas tecnológicas do século XX.

Século XX - A siderurgia...
tracking img