Lisboa revisitada analise completa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre os Maias: « Lisboa Revisitada »
INTRODUCAO:
O episódio « Lisboa revisitada » encontra-se no no capítulo XVIII, último capítulo do romance. Para sermos mais explícitos, este episódio ocorre depois de toda a trama principal ser revelada. Carlos e Maria Eduarda já sabem que são irmãos, o avô de Carlos, Afonso da Maia, morre ao saber da relação incestuosa dos dois. Após a morte doavô, Carlos conta a verdade à irmã, o que põe um ponto final à relação, porque Maria Eduarda envergonhada de ter cometido tal pecado, se afasta do irmão e vai viver em França. Quanto a Carlos, também muito devastado pelo acontecimento e pela morte de seu avô, viaja pelo mundo, primeiro com o Ega e depois sozinho. Um ano e meio depois Ega regressa a Portugal com a ambição de escrever um livrointitulado « Jornadas da Ásia » e conta que Carlos ficara a viver em Paris « instalado em Paris, num delicioso apartamento dos Campos Elisios, fazendo a vida larga de um principe artista da Renascença » (p.698)
Carlos voltará a Portugal 10 anos depois e revê os amigos. é isso que será retratado neste episódio. Carlos almoça no Hotel Bragança com Ega, que lhe conta todas a novidades. A seguir o Almoço,os dois amigos fazem um passeio por Lisboa e constatam a decadência contínua da capital e do país inteiro.

As personagens intervenientes neste episódio são: Carlos, Ega e Dâmaso mas também são referidas outras personagens tais como: Maria da Cunha D.Diogo e Sequeira. Refere-se igualmente o Craft, Steinbroken, Eusêbiozinho, Palma, Vilaça, D. Adosinda ( passagem cómica : senhora que não fala bemportuguês). Antes desse episódio fala-se também do Cruges , e depois fala-se de Maria Eduarda que tinha escrito uma carta a Carlos, avisando-o que ia casar com M.Trelain « um gentillhomme campagnard » ( P.720) e que vivia em Orléans numa quinta chamada Les Rosières.As personagens presentes : Carlos , Ega e Dâmaso mudaram fisicamente mas ao fundo e ao cabo conservavam a mesma mentalidade :Carlos:Tem uma boa vida em Paris e não pretende voltar de vez em Portugal : “ Para quê ? Para arrastar os passos tristes desde o Gémio até a casa Havanesa ?Não ! Paris era o unico lugar da Terra congénere com tipo definitivo em que ele se fixara [ o homem rico que vive bem] Passeio a cavalo no Bois, almoço em Bignon, à noite a Comédie Française ». Quando regressa a Lisboa , fica estupefacto com o pobrezado pais. Porem, nota-se que embora Carlos tenha tido uma educação (à inglesa) contrariamente a seu pai, Pedro (educação à portuguesa) , ambos são homens fracassados . Pedro perdeu-se por causa do amor , e Carlos fracassou por causa do meio onde se instalou, uma sociedade parasita, ociosa, fútil e sem estímulos mas também devido ao seu caráter de acomodado e por falta de rigor e seriedade aocomeçar seu projetos.Ega: Envelhece bastante durante esses anos “ com o dedo magro apontava os dois vincos fundos ao lado do nariz, na face chupada. E o que o aterrava sobretudo era a calva que começara havia dois anos, alastrara, ja reluzia no alto” ( P.699). ao contrário de Carlos que ele diz estar bem conservado e esbelto Ega é um homem de ideias e planos inacabados: quis escrever três livros e nuncaos publicou : Memorias de um Âtomo, Ladaçal, Jornadas da Africa. Quando da França pensou em fazer diplomacia ( outra forma de ociosidade). Assim tal como Carlos, Ega é um homem que tudo tem para ser um grande homem mas que também está contaminado pelo ambiente ocioso e despreocupado de Lisboa . Interessam-lhe as coisas futeis ( frequentar o Clube do Turf , reunir-se com amigos e passar noitesalegres a rir de tudo e de todos « Só nós aqui, neste canto do mundo bárbaro, conservamos ainda esse dom supremo, essa coisa bendita e consoladora-a barriga de risos !» Dâmaso : Mostra-se mais uma vez um homem fraco e cobarde. Quando vê Carlos e Ega de longe, tenta esconder-se deles , depois, hipócrita, quer abraçar Carlos e criar novamente uma amizade com ele. Este recusa e fala-lhe com frieza e...
tracking img