Liquidos penetrantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LÍQUIDOS PENETRANTES

















23/03/2012

Sumário

1. INTRODUÇÃO 1
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1
3. MATERIAIS E MÉTODOS 5
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 5
5. RESPOSTAS DAS QUESTÕES 6
6. CONCLUSÃO 7
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8


1. INTRODUÇÃO
O ensaio por líquidos penetrantes é um método desenvolvido especialmente paraa detecção de descontinuidadesessencialmente superficiais, e ainda que estejam abertas na superfície do material. Este método, se iniciou antes da primeira guerra mundial, principalmente pela indústria ferroviária na inspeção de eixos, porém tomou impulso quando em 1942, nos EUA, foi desenvolvido o método de penetrantes fluorescentes. Nesta época, o ensaio foi adotado pelas indústrias aeronáuticas, que trabalhando com ligas nãoferrosas, necessitavam de um método de detecção de defeitos superficiais diferentes do ensaio por partículas magnéticas (não aplicável a materiais não magnéticos). A partir da segunda guerra mundial, o método foi se desenvolvendo, através da pesquisa e o aprimoramento de novos produtos utilizados no ensaio, até seu estágio atual.

Objetivo
O ensaio por líquidos penetrantes tem como objetivo detectardescontinuidades superficiais e que sejam abertas na superfície, tais como trincas, poros e dobras podendo ser aplicado em todos os materiais sólidos e que não sejam porosos ou com superfície muito grosseira. É muito usado em materiais não magnéticos como alumínio, magnésio, açosinoxidáveis austeníticos, ligas de titânio, e zircônio, além dos materiais magnéticos. É também aplicado em cerâmicavitrificada, vidro e plásticos.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O método consiste em fazer penetrar na abertura da descontinuidade um líquido.
Após a remoção do excesso de líquido da superfície, faz-se sair da descontinuidade o líquido retido através de um revelador. A imagem da descontinuidade fica então desenhada sobre a superfície.
A seguir temos o passo-a-passo de como realizar:

Preparação dasuperfície
A primeira etapa a ser seguida na realização do ensaio é verificação das condições superficiais da peça. Deverá estar isenta de resíduos, sujeiras, óleo, graxa e qualquer outro contaminante que possa obstruir as aberturas a serem detectadas.
Caso a superfície seja lisa, preparação prévia será facilitada. É o caso de peças usinadas, lixadas, etc.. Este fator é inerente ao processo defabricação.
Superfícies excessivamente rugosas requerem uma preparação prévia mais eficaz, pois as irregularidades superficiais certamente prejudicarão a perfeita aplicação do penetrante, a remoção do excesso e, portanto, o resultado final. As irregularidades irão dificultar a remoção, principalmente no método manual.

Inspeção de bloco de motores – Fase de limpeza

Métodos de limpeza dasuperfície
O sucesso do método depende dos defeitos estarem abertos à superfície.
A limpeza, portanto, é de fundamental importância. Toda forma de corrosão,
escória, pinturas, óleo, graxa, etc... deve estar removido da superfície.
Pode-se utilizar o solvente que faz parte dos “kits” de ensaio ou solventes disponíveis no mercado, ou ainda outro produto qualificado. É importante lembrar que produtos comoThinner é difícil obter um certificado de contaminantes para uso em inoxidáveis. Nesse caso, o removedor do mesmo fabricante dos produtos penetrantes, é mais indicado ou apropriado.
Neste caso, deve-se dar suficiente tempo para que o solvente utilizado evapore-se das descontinuidades, pois sua presença pode prejudicar o teste. Dependendo da temperatura ambiente e do método utilizado, este tempopode variar.
Pode-se utilizar o desengraxamento por vapor, para remoção de óleo, graxa, ou ainda limpeza química, solução ácida ou alcalina, escovamento manual ou rotativo, removedores de pintura, ultra-som, detergentes.
Peças limpas com produtos a base de água, a secagem posterior é muito importante. Cuidados também são importantes para evitar corrosão das superfícies.
Os processos de...
tracking img