Liquidos penetrantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

INTRODUÇÃO 1
1. ORIGEM DO CONCRETO 2
1.1. A HISTÓRIA DO CONCRETO 2
2
1.2. DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO NO MUNDO 2
1.3. DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO NO BRASIL 3


INTRODUÇÃO

No presente trabalho serão desenvolvidos conceitos sobre concreto armado e concreto protendido. O tema foi definido pelo fato dos dois assuntos abordados serem de grande importância para a construçãocivil; sendo assim, foi decidido aprofundar sobre os temas para melhor entendimento dos mesmos. O maior objetivo é comparar o concreto armado com o concreto protendido sendo assim informar as diferenças em relação a custos, eficácia, produção, prazos, desempenhos e manutenção.




















1. ORIGEM DO CONCRETO
* 1.1. A HISTÓRIA DO CONCRETONo inicio os materiais utilizados nas construções foram a pedra natural e a madeira, usados até o final do século XIX, por estarem disponíveis na natureza. O ferro, o aço e o concreto só foram empregados nas construções séculos mais tarde. (IBRACON, 2008)
O concreto armado surgiu da necessidade de se obter um material “considerado ideal” para as construções, que é aquele que apresentaconjuntamente as qualidades de durabilidade e resistência.
A pedra muito utilizada nas construções antigas e um dos mais antigos sistemas construtivos utilizados pelo homem têm durabilidade elevada e ótima resistência à compressão, porém tem baixa resistência a tração. A madeira tem razoável resistência, mas a durabilidade é limitada. O ferro e o aço têm resistência elevada, mas a durabilidade também élimitada em consequência da corrosão que podem sofrer. Daí surgiu o concreto, com a precisão de aliar a durabilidade da pedra com a resistência do aço, com as vantagens do material composto pode assumir qualquer forma, com rapidez e facilidade, e com o aço envolvido e protegido pelo concreto para evitar a sua corrosão elevando sua durabilidade.
Os materiais feitos à base de cimento como o concreto,podem ser considerados os materiais mais importantes produzidos pelo homem, porque lhe possibilitou construir as edificações e todas as principais obras de que necessitava para viver, como por exemplo, as habitações, fortificações, aquedutos, barragens, obras sanitárias, pontes, rodovias, escolas, hospitais, teatros, igrejas, museus, palácios, entre tantos outros tipos de construção. A abundânciadas matérias primas em quase todas as regiões, somada à sua grande versatilidade para aplicação nas mais variadas formas, foram os principais motivos para o seu desenvolvimento, desde o inicio até a atualidade.
A partir do instante que o ferro foi unido ao concreto e o conjunto passou a resistir também às tensões de tração, as possibilidades de aplicação aumentaram muito. A capacidade de resistirbem tanto às tensões de compressão como de tração levou ao projeto de elementos estruturais de menor altura e com vãos significativamente maiores, o que resultou na liderança mundial como material para os diversos tipos de construção hoje existentes.
*
*
*
*

Patrimônio popular – construção primitiva (Decourt, 2011).
* 1.2. DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO NOMUNDO

No inicio da década de 70, em Paris, associou-se ferro com pedra para formar vigas como as modernas, com barras longitudinais na tração e barras transversais ao cortante. Considera-se que o cimento armado surgiu na França, no ano de 1849, com o primeiro objeto do material registrado pela História sendo um barco, do francês Lambot. O barco foi construído com telas de fios finos de ferropreenchidas com argamassa. Embora os barcos funcionassem, não alcançaram sucesso comercial. A partir de 1861, outro francês, Mounier, que era um paisagista, horticultor e comerciante de plantas ornamentais, fabricou uma enorme quantidade de vasos de flores de argamassa de cimento com armadura de arame, e depois reservatórios e uma ponte com vão de 16,5 m. Foi o início do que hoje se conhece como...
tracking img