Lipovetsky e o superindividualismo

1819 palavras 8 páginas
Dentre os temas propostos para esta dissertação da disciplina de Filosofia, foram selecionados os dois temas referentes à esfera do consumo, sendo estes “Consumo e sociedade atual” e “Lipovetsky e o superindividualismo”, de forma que fosse possível integrar os preceitos e ideias apresentados em aula com algumas das proposições apresentadas pelo autor Gilles Lipovetsky. Para tanto, foi realizada uma coletânea das principais ideias abordadas pelo autor, com maior embasamento no texto “A Felicidade Paradoxal”e “A era do vazio”, nos quais o autor discorre sobre a evolução do consumo até chegar aos dias atuais, abordando questões como o individualismo, consumo emocional, status de marca, dentre outros.
Segundo Lipovetsky, as mudanças na civilização consumidora têm sua evolução pautada em três grandes momentos: o primeiro deles foi o nascimento dos mercados de massa, seguido pela sociedade da abundância e consumo emocional.
O autor propõe que o momento inicial da era do consumo de massa começa em 1880 e termina na Segunda Guerra Mundial, uma vez que neste período surgem os grandes mercados nacionais, possibilitados pelo aumento da tecnologia e infraestrutura de transporte e comunicação. Além disto, as máquinas de fabricação contínua passaram a elevar a velocidade e quantidade dos fluxos, ou seja, aumentaram a produtividade com custos mais baixos, originando a produção em massa.
O capitalismo do consumo, mais do que técnicas industriais para produção em massa, é também uma construção cultural e social que reeducou os consumidores. No fundamento da economia de consumo, visava-se vender maior quantidade com fraca margem de ganho. Assim, a economia de consumo baseia-se na busca do lucro pelo alto volume e baixos preços de mercadorias padronizadas, obtendo alcance das massas, ou seja, gerando de certa forma uma democratização do acesso aos bens.
Assim, esta primeira fase inventou o marketing de massas e o consumidor moderno. A grande inovação foi o surgimento da

Relacionados

  • receita
    491 palavras | 2 páginas
  • o Ecletismo da felicidade
    1057 palavras | 5 páginas