Lipidios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL - UFMS
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – CCBS



LIPÍDIOS

CAMPO GRANDE
MATO GROSSO DO SUL
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL - UFMS
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – CCBS

LIPÍDIOS

Equipe de elaboração: Andreza Souza Lemos, Bárbara de Toledo Rós, e Regiane N. Spalanzani;
Orientador: Profª Carla Santos deOliveira.

CAMPO GRANDE
MATO GROSSO DO SUL
2012
SUMÁRIO

Introdução4
Gordura Trans5
Ômega-3 e Ômega-66
Colesterol7
Transporte de Lipídios e Lipoproteínas8
Referências10

INTRODUÇÃO

Biomoléculas importantes, conhecidas como lipídios, são moléculas orgânicas compostas principalmente por átomos de hidrogênio, oxigênio e carbono. Podem ser encontradas tanto em animais, no seu órgãotecidual, quanto em vegetais, na forma de óleos, ceras e etc.. Existem funções importantes que podem ser atribuídas a essas moléculas, tais como reserva de energia, proteção para órgãos vitais (servindo como “escudo” contra choques e traumas no coração, por exemplo), isolante térmico, assim como na área bioquímica, é componente essencial de membranas biológicas, podendo se ligar a hormônios, fazertransporte de vitaminas, entre outros fatores.
Na verdade, existem várias classes de lipídios e cada qual possui funções específicas. Os mais conhecidos são os triacilgliceróis, conhecido popularmente como gordura, as ceras, como as que são produzidas por abelhas, e esteróides, como o colesterol (esterol) encontrado em tecidos animais.
Os lipídios são caracterizados pela sua insolubilidade emágua e em outros solventes polares e, sua alta solubilidade em solventes apolares como álcool, éter benzina, entre outros. Além de possuir essa característica hidrofóbica, os lipídios não se tornam uma desvantagem biológica, mesmo o corpo sendo constituído de 70% de água. Justamente, por serem insolúveis, são fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio interno e externo nas células,que são hidrofílicos.
Ácidos graxos são as unidades fundamentais da maioria dos lipídios que podem ser saturados (apenas ligações simples) ou insaturados (ligações duplas). As ligações duplas dos ácidos graxos insaturados encontrados na natureza são de configuração cis, isso torna as moléculas mais flexíveis, com aspecto oleoso em temperatura ambiente. Enquanto os ácidos graxos saturados possuemuma característica mais rígida, sólida e apresentam uma consistência de cera.
Existe uma grande variação de lipídios, eles podem ser prejudiciais à saúde ou benéficos. A gordura trans é um exemplo dos lipídios que podem apresentar problemas para a saúde, aumentando os níveis de colesterol “ruim” e diminuindo os de colesterol “bom”. Oposta a ela temos as gorduras ômega 3 e 6, que condicionammelhorias à saúde.

GORDURA TRANS

Este tipo especial de gordura, em vez de serem compostos por ácidos graxos saturados ou insaturados, ambos de configuração cis, possuem ácidos graxos insaturados de configuração trans.
A configuração trans resulta de um processo chamado hidrogenação, no qual ocorre a adição de átomos de hidrogênio nos locais das duplas ligações, eliminando-as. Entretanto,esse processo não acontece em 100% de toda a molécula, geralmente, ela é parcial. Isso acarreta a conservação de algumas duplas ligações na molécula original que, posteriormente, podem formar isômeros, mudando a sua configuração cis para trans. Esse processo não ocorre no organismo humano, porém pode ser encontrado, em pequenas quantidades, nos alimentos de origem animal, no leite de animaisruminantes como vacas e/ou carneiros, por exemplo, e em quantidades consideráveis, nos alimentos processados (industriais).
A biohidrogenação, na qual a gordura trans provém de animais, ocorre devido aos ácidos graxos ingeridos por ruminantes que são parcialmente hidrogenados por ações enzimáticas da microbiota intestinal presente nesses animais. Já na hidrogenação industrial, são misturados...
tracking img