Lipidios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Defina os lipídios salientando suas principais características bioquímicas.

Os lipídios possuem cabeça polar e corpo apolar, são afipáticos. É um termo geral que inclui óleos, gorduras, ceras (substância orgânicas gordurosas ou oleosas). São formados pelos mesmos elementos estruturais que os carboidratos: C; H; O (possuem um maior número de átomos de hidrogênio = mais energéticos). Oslipídios são substâncias apolares por não terem polos positivos e negativos bem definidos. Enquanto as polares tem pólos e dissolvem em água, os lipídios apolares são insolúveis em água mas solúveis em solventes orgânicos como álcool , éter, benzina, acetona e essa é a principal característica. A maior parte dos lipídios é formada por um álcool mais um ácido graxo, que é um ácido carboxílico de cadeiaprolongada.
Os lipídeos não são polímeros, isto é, não são repetições de uma unidade básica. Embora possam apresentar uma estrutura química relativamente simples, as funções dos lipídeos são complexas e diversas, atuando em muitas etapas cruciais do metabolismo e na definição das estruturas celulares


2. Escreva a estrutura geral de um ácido graxo.

São ácidos monocarboxílicos de cadeianormal que apresentam o grupo carboxila (–COOH) ligado a uma longa cadeia saturada ou insaturada. São produzidos a partir da combinação de acetilcoenzima A, a estrutura destas moléculas contém números pares de átomos de carbono.


3. Diferencie os ácidos graxos insaturados e saturados.

Depende da ausência ou presença de ligações duplas carbono-carbono. Os insaturados (que contém taisligações) são facilmente convertidos em saturados através da hidrogenação catalítica (este processo é chamado de redução). A presença de insaturação nas cadeias de ácido carboxílico dificulta a interação intermolecular, fazendo com que estes se apresentem à temperatura ambiente, no estado líquido; já os saturados, com uma maior facilidade de empacotamento intermolecular, são sólidos.

|

|

|4. Cite as principais classes de lipídios.

Ácidos graxos e derivados, triacilgliceróis, fosfolipídeos (glicerofosfolipídios e esfingosinas), ceras, esfingolipídeos, esteróides, lipoproteínas e prostaglandinas.


5. Diferencie um fosfolipídio de um esfingolipídeo.

Os fosfolípideos são ésteres do glicerofosfato - um derivado fosfórico do glicerol. O fosfato é um diéster fosfórico, e ogrupo polar do fosfolipídio. A um dos oxigênios do fostato podem estar ligados grupos neutros ou carregados, como a colina, a etanoamina, o inositol, glicerol ou outros. As fostatidilcolinas, por exemplo, são chamadas de lecitinas. Os fosfolipídios se ordenam em bicamadas, formando vesículas. Estas estruturas são importantes para conter substâncias hidrossolúveis em um sistema aquoso - como no casodas membranas celulares ou vesículas sinápticas. Mais de 40% das membranas das células do fígado, por exemplo, é composto por fosfolipídios. Envolvidos nestas bicamadas encontram-se outros compostos, como proteínas, açúcares e colesterol.
A principal diferença entre os esfingolipídios e os fosfolipídios é o álcool no qual estes se baseiam: em vez do glicerol, eles são derivados de um aminoálcool. Estes lipídeos contém 3 componentes fundamentais: um grupo polar, um ácido graxo, e uma estrutra chamada base esfingóide - uma longa cadeia hidrocarbônica derivada do d-eritro-2-amino-1,3-diol. É chamado de base devido a presença do grupo amino que, em solução aquosa, pode ser convertido para o respectivo íon amônio. A esfingosina foi o primeiro membro desta classe a ser descoberto e,juntamente com a di-hidroesfingosina, são os grupos mais abundantes desta classe nos mamíferos. No di-hidro, a ligação dupla é reduzida. O grupo esfingóide é conectado ao ácido graxo graças a uma ligação amídica.


6. Em relação à estrutura e composição química da membrana:
a) Quais os lipídios encontrados na membrana?
Fosfolipídeos, colesterol, esteroides, glicerofosfolipídios, esfingolipídeos...
tracking img