Lipidios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O grupo dos lipídios é composto pelas gorduras, óleos e ceras, além do colesterol, fosfolipídios e as lipoproteínas, eles apresentam algumas características em comum como: ainsolubilidade em água, a solubilidade em solventes orgânicos e a capacidade de utilização pelos seres vivos.
A principal característica dos lipídios é o seu papel fundamental comoisolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos e, além disso, fornecendo energia.

As gorduras auxiliam na absorção das vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E, K), geramsaciedade ao organismo e produzem hormônios. Além disso, os lipídios contêm elementos importantes como pigmentos carotenóides e hormônios.

Outro papel importantíssimo dasgorduras é de retardar o tempo de esvaziamento gástrico e de diminuir a motilidade intestinal (funcionamento do intestino), retardando o aparecimento da sensação de fome. Devido a issoquando consumimos algum alimento rico em gordura o tempo que permanecemos sem fome é bem maior em relação aos outros nutrientes.

Existem dois tipos de lipídios:

- Saturados
Sãotodos os produtos que possuem gordura de origem animal (carnes, requeijão, creme de leite, manteiga) ou de origem vegetal sólido (gordura hidrogenada).

- Insaturados
São aquelesconsiderados mais saudáveis, encontrados em (óleos de milho, canola, soja, girassol).

Pode-se dizer que os lipídios são os nutrientes que contém maior quantidade de calorias porgrama (1 grama de lipídios contém 9 calorias) e por isso precisa-se cuidar para não consumir excesso desse nutriente gerando acúmulo de gordura corporal e consequentemente aobesidade.
fontes de lipídios (alimentos):
- Margarinas
- Milho
- Aveia
- Soja
- Gergilim
- Cevada
- Trigo integral
- Centeio
- Óleo de canola
- Óleo de soja
- Óleo de peixes
tracking img