LIpidase Hepatica

447 palavras 2 páginas
ESTUDO DIRIGIDO
Tema: LIPIDOSE HEPÁTICA

Disciplina: Patologia Geral
Curso: Medicina Veterinária

Relato de caso: Foi recebido na Clínica Veterinária, um felino, fêmea, SRD, com 10 anos de idade. O proprietário relatou que o animal sempre foi obeso, porém não se alimentava havia quatro dias, acarretando em acentuado emagrecimento. Informou também que o animal não tinha acesso à rua, e que havia notado uma coloração amarelada em suas mucosas, assim como também sua urina apresentava coloração esverdeada com um forte odor. No exame físico constatou-se desidratação grave, anorexia, depressão, mucosas ictéricas, temperatura de 39 graus, peso 1,5 Kg. O hemograma revelou anemia severa, e a bioquímica sanguínea mostrou níveis muito elevados da enzimas hepáticas. Mediante os sinais clínicos e os dados laboratoriais, constatou-se tratar de Lipidose Hepática.
1. Considerando o relato do caso acima tratar-se de lipidose hepática (degeneração gordurosa), explique a fisiopatogenia da doença.
R: Popularmente conhecida como síndrome do fígado gordo felino, normalmente acomete gatos que sofrem privação alimentar ou que passaram por períodos de anorexia. Essa afecção pode estar associada a uma doença de base, como diabetes melitos, colângio-hepatite, obstruções e inflamações biliares e neoplasias no fígado; todavia, na maior parte das vezes, é idiopática. Os gatos apresentam uma predisposição para aglomerar triacilgliceróis nos seus hepatócitos por meio de vacuolização gorda, que nos casos graves, indica a presença de uma alteração patológica metabólica subjacente. Este acúmulo é conseqüência da superação por parte da taxa de síntese hepática de trigliceróis, quando comparada com a taxa de dissipação dos mesmos. Os trigliceróis hepáticos são sintetizados a partir dos ácidos graxos oriundos dos lipídios presentes na dieta, nas reservas adiposas, ou da síntese hepática. Na lipidose hepática felina, a maioria dos animais que a desenvolvem apresentam problema de obesidade e,

Relacionados