Lipídeos

Páginas: 4 (917 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
LIPÍDEOS

RESUMO

O óleo vegetal é a gordura extraída de plantas formada por triglicerídio. Apesar de, em princípio, outras partes da planta poder ser utilizadas na extração de óleo, na práticaeste é extraído na sua maioria (quase exclusivamente) das sementes. Conduzida à temperatura de ebulição, fez-se a extração do óleo de soja com acetona e obteve-se um rendimento de 11,61%. Fez-se asaponificação do óleo com solução de potassa alcoólica, obteve-se sais de potássio de ácidos graxos e glicerol. Através da adição de ácido acético, solução de cloreto de cálcio a 10% e saturada foipossível caracterizar o precipitado das respectivas reações.

Palavras-chave: ácidos graxos, lipídeos, óleo de soja, saponificação, triglicerídeos.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Lipídeos são biomoléculasinsolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. Desempenham várias funções no organismo, entre elas: reserva de energia, combustível celular, componente estrutural das membranas biológicas,isolamento e proteção de órgãos. A maioria dos lipídeos derivam ou possuem na sua estrutura ácidos graxos, que são ácidos orgânicos, a maioria de cadeia alquil longa (mais de 12 carbonos), que pode sersaturada ou insaturada.
O óleo de soja é extraído da semente de soja e é utilizado como fonte de alimento e com as novas tecnologias também pode ser usada como biocombustíveis.
Ostriglicerídeos ou triacilgliceróis são lipídios formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um triálcool de 3 carbonos, através de ligações do tipo éster são também chamados de"gorduras neutras. Os ácidos graxos que participam da estrutura de um triglicerídeo são geralmente diferentes entre si. A principal função dos triglicerídeos é a de reserva de energia, e são armazenadosnas células do tecido adiposo, principalmente, em uma forma desidratada quase pura, e fornecem por grama aproximadamente o dobro da energia fornecida por carboidratos.
Saponificação é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lipideos
  • lipideos
  • Lipideos
  • Lipídeos
  • lipideos
  • Lipídeos
  • Lipídeos
  • Lipideos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!