Linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Operacional
Para que o computador funcione e possibilite a execução de programas é necessária à existência de um sistema operacional.
O sistema operacional é uma camada de software entre o hardware e os programas que executam tarefas para o usuário.
O sistema operacional oferece diversos tipos de serviços:
* Meios para que um programa seja carregado na
memória principal eexecutado responsável pelo acesso aos periféricos de
entrada e saída;
* Sistema de arquivos: criar, escrever, ler, destruir e arquivos;
* Criação de mecanismos de proteção entre usuários.
Características de funcionamento do sistema:
Monousuário / Multiusuário
Monotarefa / Multitarefa
* Sistema monousuário - CPU somente pode ser utilizada por um único usuário por vez. Possui processamentocentralizado.
MS-DOS
* Sistema multiusuário: permite que eu tenha mais de um usuário utilizando uma mesma CPU ao “mesmo tempo”, através de terminais ligados ao computador.
Programa e os arquivos de dados estão em um único computador que gerencia o uso dos seus recursos.
Unix, Windows, Linux
* Monotarefa: Só consegue executar uma atividade de cada vez.
Ex: MS-DOS
* Multitarefa:gerencia a execução de mais de uma tarefa ao mesmo tempo, seja pela execução simultânea ou pelo compartilhamento do tempo entre as tarefas, dando a impressão de simultaneidade.
Windows, Unix, Linux
Linux

O Linux é um sistema multiusuário e multitarefa, o que significa que várias pessoas podem trabalhar de uma vez, e que este é capaz de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Além disso, oLinux é um sistema operacional em constante evolução. Isto implica num eterno aprendizado por parte de seus usuários.
Quando se usa um computador em que o sistema LINUX foi instalado, a primeira coisa que se deve fazer é informar o seu login, e em seguida a sua senha, o que lhe dará acesso a todos os recursos disponíveis. Em geral, apenas o usuário denominado "root" tem acesso irrestrito a todo osistema, e é ele quem administra o restante das configurações.
Linux é um termo popularmente utilizado para se referir a sistemas operativos ou sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possautilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.
Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, os sistemas operativos  ou sistemas operacionais  com núcleo Linux passaram a ter a colaboração de grandes empresas como IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e Canonical.Apoiado por pacotes igualmente estáveis e cada vez mais versáteis de softwares livres para escritório (LibreOffice, por exemplo) ou de uso geral (projeto GNU) e por programas para micro e pequenas empresas que na maioria dos casos em nada ficam a dever aos seus concorrentes proprietários, e interfaces gráficas cada vez mais amigáveis como o KDE e o GNOME, o núcleo linux, conhecido por suaestabilidade e robustez, tem gradualmente caído no domínio popular, encontrando-se cada vez mais presente nos computadores de uso pessoal atuais. Há muito entretanto destaca-se como o núcleo preferido em servidores de grandes porte, encontrando-se quase sempre presente nos mainframes de grandes empresas comerciais [2] e até mesmo no computador mais rápido do mundo, o K computer, japonês.
Voltando mais umpouco ao escopo do que é Linux, podemos ressaltar que o Linux é o sistema operacional, ou seja, o kernel (núcleo). Mas o que é um sistema operacional sem programas? Para que haja um uso dos recursos que o sistema operacional pode oferecer, os programadores vão criando aplicações e utilitários que vão dar o gostinho ao usuário.
O papel das distribuições é isso: empacotar o Linux. O que as...
tracking img