Linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Bourne Shell ou sh- padrão Shell do Unix e do Unix Versão 7, vindo assim substituir o Thompson Shell, cujo arquivo executável tinha o mesmo nome, sh. Foi desenvolvido por Sthephen bourne, da AT & TBell Laboratories, foi lançado em 1977, e disponibilizado para Faculdades e Universidades.
É muito simples e utilizado para a realização de procedimentos rápidos de programação. No entanto, nãopossui características interactivas e construtores complexos de programação. Foi durante muitos anos o Shell default do sistema operacional Unix. É também conhecido por ter sido durante vários anos oúnico e até hoje é o mais utilizado até porque ele foi concebido para todos os ambientes Unix.
Bash- é um programa que intercepta comandos, traduz os comandos do utilizador (usuário) dá-os a conhecer aokernel. O Bash permite a execução de sequência de comandos directamente no prompt do sistema ou escritas em arquivos de texto conhecidos como script Shell:
Utilização Interactiva: quando se utiliza omodo interactivo, o bash abre a consola para que o utilizador possa executar os comandos desejados para processa-los e serem executados no sistema, ou seja é preciso um utilizador para digitar oscomandos.
Utilização não interactiva: Neste tipo de utilização, são usados scripts criados pelo usuário, e o computador executa os comandos na ordem que se encontra no arquivo
Personalização de umasessão: o próprio Shell define localizações onde vai colocar o directório inicial, para o spool de correio, para o controle de sessão etc, sendo algumas delas predefinidas pelo sistema, e outras peloutilizador nos arquivos de inicialização, estes arquivos podem também ter comandos que são executados no final de sessão.

C Shell (csh)
Desenvolvido por Bill Joy da Berkley University é o Shell maisutilizado em ambientes *BSD e Xenix. A estruturação de seus comandos é bem similar à da linguagem C. Seu grande pecado foi ignorar a compatibilidade com o sh, partindo por um caminho próprio....
tracking img