Linux - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Linux

1. – História do Linux

Linux é um sistema operacional, que seu kernel foi desenvolvido por Linus Torvalds. Linus Torvalds era estudando de ciências da computação na Finlândia, e estava trabalhando com um pequeno sistema parecido com o UNIX, chamado de Minix (sistema operacional desenvolvido por Andrew Tannenbaun), que era voltado para área acadêmica.
Torvalds deu inicio aoLinux como seu projeto particular, inspirado em seu interesse pelo Minix. Ele se limitou a criar, em suas próprias palavras, "um Minix melhor que o Minix" ("a better Minix than Minix"). No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do Linux, versão 0.02.
O Linux em sí não passa de um kernel (núcleo do sistema, responsável, entre outras coisas, pelogerenciamento do hardware e dos outros programas). O que faz do linux um sistema operacional util é a comunidade GNU, que desde muito antes do linux surgir, resolveu criar uma versão free de todos os utilitários do mundo UNIX e outros programas maiores, como o servidor web Apache (o servidor mais usado no mundo), o editor de imagens GIMP, programas e interfaces gráficas, etc. Portanto o termo mais correto aser usar quando falamos do Sistema Operacional Linux é GNU/Linux.
Hoje em dia Linux, está sendo muito utilizado em ambientes corporativos, educacional e agora vem com muita força em ambiente desktop.
Uma das características mais conhecidas do Linux é que ele é livre. A palavra livre (free, no original) está relacionada com liberdade, ao invés de preço. Você pode ou não pagar um preço paraobter software GNU. De qualquer modo, uma vez que você tenha o software você tem três liberdades específicas na sua utilização. Primeiro a liberdade de copiar o programa e da-lo para seus amigos e colegas de trabalho; Segundo, a liberdade de modificar o programa de acordo com os seus desejos, por ter acesso completo aos fontes; Terceiro, a liberdade de distribuir versões modificadas e assim ajudar aconstruir a comunidade. O Projeto GNU foi idealizado em 1983 como uma forma de retorno do espírito cooperativo que prevalecia na comunidade de informática no início - para tornar a cooperação possível, removendo os obstáculos impostos pelos donos do software proprietário.
Nos anos 80, quase todo o software era proprietário, o que significa que ele tinha donos que proibiam e impediam a cooperaçãoentre os usuários. Isto tornou o Projeto GNU necessário, com a criação de um Sistema Operacional livre! O objetivo inicial de um Sistema Operacional livre compatível
com o Unix foi atingido.







2. – Características

O Linux é um sistema operacional multiusuário, multitarefa, flexível,
multiplataforma, interoperável, portável, estável, multiprocessado e
eficiente.

•Multitarefa
O sistema é capaz de executar simultaneamente vários programas, garantindo a melhor distribuição de recursos entre esses programas. Um único programa não deve ser capaz de monopolizar os recursos da máquina, ao contrário do que ocorre no Windows 3.x e em menor grau no Windows 95.
Exemplo: Você pode estar imprimindo uma carta enquanto trabalha na planilha de vendas.

•Multiprocessado
O sistema é capaz de tirar proveito de placas mãe com várias CPUs, ou seja, permite o uso de mais de um processador. Já é discutida há muito tempo a capacidade do Linux de poder reconhecer mais de um processador e inclusive trabalhar com SMP (Multiprocessamento Simétrico), clusters de máquinas, na qual uma máquina central controla os processadores das outras para formar uma “única”máquina, principalmente nas versões de kernel mais atuais.

• Multiusuário
O sistema é capaz de atender a vários usuários interativos simultaneamente. Notem que isto é bem diferente de diversos usuários conectados a um servidor Novell ou NT. Esses usuários são apenas clientes do servidor de arquivos do Netware ou do NT, não são usuários interativos. Por sinal, esses dois sistemas são...
tracking img