Linux educacional 4.0

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LINUX EDUCACIONAL



Jorge Luiz Joaquim
Professora – Débora Rosa Guerim Andrade
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Informática (Ped0602) – Prática do Módulo I
10/11/12




1 RESUMO




Este trabalho tem o intuito de mostrar o que é, e como funciona um Sistema Computacional didático voltado para os alunos do ensino fundamental e médio, bem comoprofessores das redes públicas municipal e estadual de educação, especificamente baseado no Linux Educacional 4.0, uma iniciativa do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo – em parceria com o Ministério da Educação - MEC -, e com a Universidade Federal do Paraná - UFPR - e que leva laboratórios de informática para escolas públicas. O Sistema conta com diversas aplicações e jogoseducativos, além de conteúdos educacionais disponíveis no portal do Ministério da Educação - MEC - e da TV Escola, e um acervo que conta com diversos livros e contos de grandes escritores da literatura brasileira. Outra problemática adotada neste trabalho é a adaptação dos professores as novas tecnologias educacionais, e a aplicações de Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC - e outros recursostecnológicos em sala de aula.

Palavras-chave: Sistema Computacional, Didático, Linux Educacional




1 INTRODUÇÃO


A inclusão digital no Brasil, aos poucos, está ganhando forma. Hoje já podemos ver computadores em Escolas de Ensino Fundamental, Séries Iniciais e Ensino Médio, mas ainda faltam muitos aspectos para que esse projeto engrene e renda o resultado esperado. Além dafuncionalidade dos computadores, ainda faltam professores (ou monitores) especializados nessa nova ferramenta de ensino, e até mesmo uma matéria na grade escolar dos alunos voltado para a área de informática.
O verdadeiro foco da nossa prática é desmistificar as possíveis barreiras por parte de alunos e professores com relação ao uso do Linux Educacional 4.0. Além de desmistificar, entender suasdificuldades, dar suporte e promover parcerias, para que o uso deste sistema operacional seja usado de maneira que venha a somar benefícios a professores e alunos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PROJETO PROINFO

Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

2.2 HISTÓRIA DO LINUX EDUCACIONAL

Linux Educacional é uma distribuição Linuxdesenvolvido pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação (MEC). Para a versão 4.0, o MEC realizou um convênio com o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), que é um grupo de pesquisa do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR),. Sistema operacional projetado para a educação. É baseado no Kubuntu 10.04, um sistemaoperacional completo que usa o kernel do Linux e está disponível gratuitamente a todos. Como um sistema operacional para a educação, Linux Educacional fornece uma solução completa para:
- Professores e funcionários da escola que pretende configurar o linux Educacional em um ambiente educacional na rede,
- Usuários domésticos que querem ter um computador independente centrado no ensinopara pessoas menores que seus familiares.
A nova versão do Linux Educacional 4.0 é baseada no kubuntu 10.04. A comunidade Kubuntu está fundada sobre a ideia da Filosofia Kubuntu: que software deve estar disponível gratuitamente, ferramentas de software deve estar disponível para os usuários em sua língua nativa, independentemente da sua capacidade e que os usuários devem ter a liberdade de...
tracking img