Linhas de força fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Linha de força
[pic]
[pic]
Linha de força ou linha de fluxo, geralmente no contexto do electromagnetismo, é a linha curva*, imaginária, cuja tangente dá a direcção do campo eléctrico num dado ponto.
• (As linhas são geralmente curvas, mas não têm necessariamente de o ser em todos os casos; por exemplo, num campo magnético ou eléctrico uniforme, as linhas de campo são linhas rectas eimaginárias paralelas umas às outras).
Observando as linhas formadas por limalhas de ferro em uma folha de papel colocada sobre um imã, Michael Faraday propôs o conceito de linhas de força. Essas linhas permitem estudar por onde passa o campo elétrico, e sua intensidade, conforme a concentração de limalha de ferro em determinada região. Elas são assim definidas como linhas imaginárias que mostram aatuação do campo elétrico em um determinado ponto no espaço.
• Uma tangente à linha de força em um determinado ponto indica a direção do vetor [pic]neste ponto.
• O número de linhas de força por unidade de área é proporcional ao módulo do vetor [pic]. Isto significa que as linhas são mais próximas entre si onde [pic]é maior e mais afastadas onde [pic]é menor.
No cálculo das linhas defluxo utilizamos recursos do cálculo, já que o cálculo destas não passa do cálculo da soma das linhas do campo elétrico. Desta forma, podemos escrever em uma fórmula como a que segue abaixo,lembrando que estamos obtendo um escalar a partir de dois vetores,
[pic]
.

Linhas de força 

A linha de força é considerada uma linha imaginária, que cria uma forma geométrica para se ver um campo elétrico,sendo que em cada um dos seus pontos existe um vetor campo elétrico. 

Vejamos a ilustração: 

[pic]

Campo de cargas elétricas puntiforme 
Quando uma carga puntiforme da origem as linhas de força, essas linhas são denominadas semi-retas radiais, e sua orientação irá depender do sinal da carga Q. 

Existem algumas situações onde o campo é gerado pela carga. Vejamos: 

1- Campo geradopela carga positiva (Q> 0) 

Neste caso essa carga geradora, dá origem a um campo elétrico de afastamento, portanto suas linhas de força são consideradas centrífugas. 

Vejamos a ilustração: 

[pic]

2- Campo gerado pela carga negativa (Q < 0) 

Neste caso essa carga geradora, dá origem a um campo elétrico de aproximação, portanto suas linhas de força são consideradas centrípetas. Vejamos a ilustração: 

[pic]

3- Espectro do campo de duas cargas puntiformes de sinais contrários e de mesmo módulo 

Como vimos anteriormente, quando a carga elétrica for positiva, ela irá gerar um campo elétrico de afastamento, já quando ela for negativa, ela irá gerar um campo elétrico de aproximação. 

Vejamos a ilustração: 

[pic]

4- Espectro do campo de duas cargas puntiformespositivas e de mesmo módulo 
Como vimos anteriormente, as duas cargas positivas, irão gerar um campo elétrico de afastamento. Vejamos a ilustração:

[pic]

5- Espectro do campo de duas cargas puntiformes negativas e de mesmo módulo 

Neste caso, quando as cargas forem negativas, elas irão gerar um campo de aproximação, ou seja, seu capo será ao contrário do campo gerado por duas cargaspositivas.

6- O campo elétrico uniforme 
Quando falamos de campo elétrico uniforme, podemos considerar que quando o campo elétrico for uniforme, ele terá linhas paralelas, com o mesmo sentido, onde elas estarão uniformemente distribuídas. Vejamos a ilustração: 

[pic]

Propriedades das linhas de força 
Em uma linha de força, tanto o potencial elétrico, como os campos elétricos sempre irãovariar. Mesmo a linha de força não sendo retilínea, o campo irá ter uma direção alterada. 

Vejamos agora algumas propriedades das linhas de força:
1- O potencial sempre irá decrescer no sentido da linha de força. Vejamos: 
[pic]

• Quando um campo elétrico for formado por uma carga positiva, o seu potencial elétrico também será positivo e a equação usada para descobrir o potencial elétrico que...
tracking img