Linhas de financiamento de capital de giro para importadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2. O fluxo de caixa como ferramenta de gestão financeira
As empresas deveriam ter o controle de fluxo de caixa como o principal complemento na sua gestão, quando executado e acompanhadoregularmente, se torna uma importante ferramenta de planejamento financeiro. Entretanto, a utilização de tal normalmente acontece quando a organização enfrenta a falta de liquidez, é só aí que o caixa passa a seracompanhado com mais cautela.
Quando a organização se vê pressionada pelas dificuldades financeiras, a primeira opção é se apegar ao controle de caixa tentando evitar a quebra, onde na maioria doscasos já não tem o resultado esperado ou necessário. Na maior parte do tempo as empresas estão focadas no lucro gerado a partir de suas atividades, no entanto ao chegar uma crise, o que passa aimportar é o resultado financeiro, ou seja, a liquidez. Por isso, dentro desse contexto o ideal é alcançar o equilíbrio entre esses dois controles, lucro e liquidez, pois sua interdependência fica clara.Ainda no entendimento de Iudícibus e Marion (2007, p. 120), “a demonstração do fluxo de caixa indica as origens de todo o dinheiro que entrou no caixa, bem como as aplicações de todo o dinheiro quesaiu em determinado período”.
Para alguns gestores o fluxo de caixa é visto como uma ferramenta tática, ou seja, de aplicação imediata, mas a visão ampliada desse conceito leva ao fluxo de caixa comoferramenta estratégica com uma abrangência maior permitindo a análise de cenários com prazo estendido.
O fluxo de caixa quando empregado como ferramenta de gestão estratégica faz com que aorganização planeje seus negócios em curto prazo e longo prazo. Ao antecipar a falta de liquidez é possível prever e solucionar o problema antes que ele ocorra de fato e ainda a sobra de liquidez orienta osinvestimentos.
Deste modo, Ross, Westerfield e Jordan (2000, p. 64), propõem, que a identidade do fluxo de caixa é refletir “o fato de que a empresa gera caixa por meio de suas atividades, e o caixa...
tracking img