Linha do tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS PRIMEIROS PASSOS NA CONSTRUÇÃO DAS IDEIAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Origens da creche e da pré-escola.
Das condições históricas de criação ‘a perspectiva político-pedagógico das instituições de Educação Infantil
Ao longo de muitos séculos a educação das crianças pequenas ficava a cargo da família em particular da mãe e de outras mulheres.
Com o decorrer do tempo e a necessidade(abandono, pobreza) foram surgindo algumas instituições de guarda e educação fora da família.
Creches, asilos e escola materna foram algumas dessas instituições.

Entre os séculos XV e XVI novos modelos educacionais foram criados e nomes como:
Erasmo de Roterdam (1465-1530) e Michel de Montaigne (1483-1553) se destacaram, pois afirmavam que a educação deveria respeitar a atividade da criança eassociar o jogo ‘a aprendizagem.

No Século XVIII com o advento da Revolução Industrial, crescimento urbano, transformações ocorrendo na Europa na Idade Moderna: a criança passou a ser o centro de interesses educacionais dos adultose uma nova proposta pedagógica se fez necessária.
Comênio, Rousseau, Pestalozzi, Decroly, Froebel e Montessori, reconheciam que as crianças tinham necessidadespróprias e características distintas dos adultos.
Na Antiguidade filósofos como Sócrates, Platão, Santo Agostinho, Montaigne defendiam a ideia do crescimento intelectual pelo próprio aluno, e o valor das brincadeiras na aprendizagem.
Comênio, bispo, educador tcheco (1592-1670).
No livro a Escola da Infância publicado em 1628 afirmava que o nível inicial de ensino era o “colo da mãe” e deveria ocorrerdentro dos lares.
No final do Século XVIII no continente europeu (França), começaram as primeiras intenções pedagógicas de educação infantil, criou-se a escola de principiantes ou escola de tricotar idealizada por Friedrich Oberlin em 1769.
1771- Oberlin começa a utilizar a metodologia da visualização, e passa ao oferecer aos alunos aulas de canto, matemática dentre outras.

Jean JacquesRousseau filosofo Suíço (1712-1778), defendia a educação pela natureza, uma educação não orientada pelos adultos, mas que fosse resultado do livre exercício das capacidades infantis.
Johann Heinrich Pestalozzi, pedagogo suíço (1746-1827), defendia uma educação voltada ao desenvolvimento afetivo das crianças desde o nascimento.
Robert Owen nasceu em Newtown, no País de Gales, (1771-1858).Foi um dosidealizadores do socialismo utópico no século XIX acreditava que a educação prepararia os homens pra viverem numa sociedade socialista, em 1816 fundou a primeira escola maternal britânica
Padre Ferrante Aporti fazia parte do clero do norte da Itália, na cidade de Cremona, em 1828, abriu seu primeiro asilo infantil para as crianças das famílias abastadas.
Friedrich Froebel educador alemão,criador dos jardins de infância,foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas.
1834 – Fundação das casas de asilos em Portugal que tinham além função pedagógica o cuidado com o corpo e com a alimentação.
Em 1848 é fundado o primeiro jardim de infância inglês, e em 1858 foi criado o primeiro jardim de infânciaamericano que ainda utilizava o idioma alemão, mais tarde em 1860, ainda em solo americano (Boston) nasce o primeiro jardim de infância com idioma inglês.
Por volta de 1851 na Alemanha os jardins de infância são fechados pelo Regime autoritarista.
Em 1894 algumas escolas pobres da Itália organizaram métodos de ensino influenciados por Froebel, nesta mesma época no Brasil e em outros países da AméricaLatina foram feitas algumas experiências educacionais nesse sentido.
O século XX inicia com a consolidação dos estudos científicos da criança. Alfred Binet defendeu a ideia da “pedagogia experimental”.
Médicos e outros sanitaristas fizeram – se cada vez mais presentes na orientação do atendimento às crianças em instituições fora da família.

Ovídio Decroly (1871-1932), médico Belga,...
tracking img