Linha do tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Dayana Dafne Prates da Silva 141409

Linha Do Tempo
Tradição grega: Pré Homérico 1900/1100 a.C.
Principais Educadores Gregos: Homérico 1150/700 a.C.
Arcaico 800/500 a.C.
Tradição Romana: Clássico 500/338 a.C. Helenístico 338/146 a.C.
Tradição Medieval: Medieval 476/1453 d.C.
Tradição Grega: Educação Heróica, Educação Espartana, Educação Ateniense e Educação Helenística.Educação Heróica
Voltada para as pessoas mais ricas: os patrícios. Seu objetivo principal: divulgar os valores da nobreza de sangue.
A família como a instituição mais respeitada, com a centralização dos poderes do pai.
Em 509 a.C os patrícios junto com os plebeus conseguem implantar a república, onde seu processo educativo passa a se preocupar com a formação jurídico-moral e física, para avida cotidiana, tendo como base o amor à pátria e a conscientização histórica. De acordo com a educação heróico-patricia a criança ficava aos cuidados da mãe até o sete anos.
As meninas mesmo após essa idade continuavam no lar. Os meninos acompanhavam seus pais.
Os jovens, em sua maioria aprendiam por imitação.
Educação Espartana.
A educação de Esparta visava à formação de bons soldados ecidadãos leais, privilegiando atributos físicos e militares sobre o desenvolvimento do espírito e intelecto. A partir dos sete anos, as crianças do sexo masculino eram entregues ao estado para completar sua educação, que pode ser assim sintetizada: bem obedecer resistir às fadigas e vencer em combate. As mulheres recebiam, desde a infância, um rigoroso treinamento físico e psicológico no intuitode se prepararem para serem mães e esposas dos guerreiros.
Educação Ateniense.
Atenas, o individuo recebe mais importância; O estado determinava os padrões, mas a família fornecia a educação. Estabeleceram-se Escolas de dois tipos: uma de música e literatura, outra de ginástica. Depois que a Grécia Jônica entrou em contato intimo com outros povos, os velhos ideais e práticas educacionaisconservadoras se substituíram por aqueles que davam maior importância ao individuo. Os sofistas foram os instrumentos na introdução nas novas práticas educativas. Complexidade e melhoria da educação: o ensino ministrado tanto em grego como em latim.
Ensino dividido em três graus: 1º Elementar ou ludi: a escola do literato onde se aprendia a ler escrever e calcular.
2º Médio ou Grammaticus: onde seensinava à língua latina e a grega, se estudava os autores das duas literaturas, através das quais se aprendia a cultura helênica em geral.
3º Superior: membros da elite econômica, ensino voltado para o erudito.
Educação Helenística
Período Helenístico (338/146 a.C): Com o domínio de Alexandre Magno a cultura grega se universalizou, tornando-se multicultural, com grande influência dos orientais.Nessa época a Paidéia tornou-se enciclopédia e a educação passou a valorizar aspectos intelectuais ao invés de estéticos. Leitura, cálculo e escrita se desenvolveram bastante, mas o método era memorização.
Principais Educadores Gregos.
Sócrates, Platão Aristóteles.
Sócrates: (470 a.C-a. C) foi um filósofo ateniense e um dos mais importantes ícones da tradição filosofia ocidental. Acredita-seque tenha sido o fundador da atual filosofia Ocidental. A fonte mais importante de informação de Sócrates é Platão.
Os diálogos de Platão retratam Sócrates como professor que se recusa a ter discípulos, como um homem de razão que obedece a voz divina em sua cabeça e um homem piedoso que foi executado por causa da conveniência de seu próprio Estado. Sócrates não acreditava nos prazeres dossentidos, todavia se interessava pela beleza. Dedicava-se à educação dos cidadãos de Atenas, mas era indiferente em relação as seus próprios filhos.
Platão: Platão de Atenas (428/27 a.C-347 a.C) foi um filósofo grego. Discípulo de Sócrates, fundador da Academia e mestre de Aristóteles. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Aristóteles; Platão era um apelido que, provavelmente fazia referencia...
tracking img