Linha do tempo: história da arte brasileira até o barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1511 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
‘‘LINHA DO TEMPO’’



Caderno de Prática
‘’Linha do Tempo’’


História da Arte Brasileira:


A Arte rupestre no Brasil:

O que se sabe da história da arte brasileira pensamos que é somente da época pré-colonial até os dias de hoje, porém antes mesmo de ser descoberto, o Brasil tinha a Arte iminente, desde a pré-história e as manifestações indígenas. Por não ser conhecido como nação,acreditava-se que não havia nenhum tipo de manifestação artística e o que passou a existir era somente influência européia, porém como todo homem nativo, ele necessitava de objetos para suprir suas necessidades diárias e expressar-se de alguma forma, assim definindo a Arte brasileira como toda a forma de arte produzida em nosso país. O Brasil pré-histórico apresentou a arte rupestre de forma muitoampla com grande espaço de tempo entre uma e outra, tendo como autores ou grupos étnicos criando apenas para si mesmos mostrando o que faziam, como viviam de acordo com a natural evolução no tempo e no espaço.
O local onde podemos encontrar mais indícios dessa época é na região Nordeste, nos sertões. Toda essa forma de arte das pinturas e gravuras em cavernas escuras e paredes rochosas não foramfeitas para agradar um público, porém não se nega que em algumas havia muita expressividade como a categoria as pinturas rupestres do Rio Grande do Norte ou do Piauí. Podemos classificar essas artes em tradições como tradição Nordeste, tradição Agreste e tradição São Francisco, junto com as tradições de gravuras sob rocha, conhecidas como Itaquatiaras. Foram também definidas outras tradiçõeschamadas Geométrica, Astronômica, Simbolista, entre outras, que podem ser incluídas nas citadas anteriormente.

[pic]
(Sítio : Xique-Xique I - Carnaúba dos Dantas - Seridó – RN)





Arte indígena brasileira:



É toda a arte produzida antes e depois da colonização portuguesa pelos índios desde o século XVI. Devido à diversidade de tribos indígenas, podemos destacar principalmente a arteem cerâmica, do trançado e de enfeites e pinturas corporais, mas os trançados são indispensáveis para os indígenas, seja no transporte de caça, comida, para a construção de diversas coisas como cobertura de casas e até confecção de armadilhas.

Da mesma forma que os nativos da época rupestre, os índios queriam apenas criar adereços para utilizar no dia-a-dia, em rituais, representar tradições deseu povo e facilitar seu trabalho, sem ter aquele conceito de estética, onde a beleza está mais ligada à funcionalidade do objeto criado.

Os principais materiais utilizados são elementos encontrados na natureza como: madeira, sementes, caroços, fibras, palhas, cipós, cocos, resinas, couros, ossos, dentes, conchas, garras e plumas de diversas aves, tendo assim uma possibilidade de criaçãoextremamente ampla, por exemplo, as peças da Ilha de Marajó, divididas em dois tipos: Santarém e Marajoara. As peças de Santarém são pequenas e bem trabalhadas. As peças Marajoaras são grandes com pinturas de deuses ou animais, sempre contendo cores avermelhadas.

Outra peça muito interessante são as máscaras que por serem produzidas por um homem comum, é a figura viva do ser sobrenatural querepresentam, podem ser feitas de árvores, cabaças e palhas de buriti e são usadas em danças típicas.

As cores mais usadas pelos índios para pintar seus corpos são o vermelho vindo do urucum, o negro esverdeado da tintura do suco do jenipapo e o branco da tabatinga. A pintura corporal está associada ao esforço de transmitir ao corpo a alegria contida nas cores vivas e intensas, além de separar quem équem, por exemplo, guerreiros ou nobres.



[pic]
(Apito)









Arte colonial no Brasil:

Toda a produção artística na época do Brasil colônia, durante o período em que o país permaneceu como colônia de Portugal, entre o século XVI e XVII, com destaque para a Arquitetura e decoração de interiores, principalmente em Igrejas representando boa parte da história do país e...
tracking img