Linha do tempo dos direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A LINHA DO TEMPO DOS DIREITOS HUMANOS

OBJETIVO:



Esta segunda atividade busca capacitar o aluno a construir uma linha do tempo dos Direitos Humanos, a partir da apresentação de vídeos de situações reais de violações, combinado com a leitura reflexiva de texto retirado de sítio da Internet.



COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:



Ø Proporcionar ao aluno uma visão temporal acerca daconstrução das diversas dimensões dos Direitos Humanos, contextualizando-os a partir dos acontecimentos da Ver. Francesa e demais fatos históricos relevantes, até nossos dias.



Ø Reconhecer o sentido histórico dos DDHH, percebendo seu papel na vida de homens e mulheres, em diferentes épocas e na capacidade humana de transformar o meio social em que vivem.



Ø Entender a relação entreo desenvolvimento das sociedades e o embate por melhores condições de vida e associar os diferentes e relevantes embates sociais à conquista das diversas dimensões (gerações) dos DDHH.



DESENVOLVIMENTO:



Se é fato que Direitos Humanos nascem com o homem e que as raízes de sua construção estão

atreladas a origem da História e a percorrem em todos os sentidos, também é fato quealguns fatos históricos tiveram particular relevância nessa trajetória.

Nesta segunda fase de nossa Atividade Estruturada, a proposta é a de que o aluno:



1. Leia os seguintes textos encontrados no sítio DHnet – Direitos Humanos:



a) Anotações sobre a História Conceitual dos Direito do Homem

http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/br/pbunesco/i_01_anotacoes.html



b)ETAPAS DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS

http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/mundo/sorondo/sorondo5.htm



2. Depois de ler os textos, elabore UMA LINHA DO TEMPO DA CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, tendo como marco inicial o ano de 1789, data da Revolução Francesa.



Construção dos Direitos Humanos – Linha do Tempo



1789 – A Declaração dos direitos do homem edo cidadão da Revolução Francesa não considerava as mulheres como possuidoras dos mesmos direitos dos homens e abriu caminha para a Proclamação da República;



Logo após organiza-se os Direitos de Primeira Geração, que consagram as liberdades civis e os direitos políticos. São chamados “Direitos de Liberdade”.



1848 - Os movimentos revolucionários conseguem que, pela primeira vez, oconceito de “direitos sociais” seja acolhido na Constituição Francesa, ainda que de forma incipiente e ambígua.



1894 – Inicia a “doutrina social da igreja”, com o Papa Leão XIII que, com a sua Encíclica Rerum Novarum de 1894 mudando a hostilidade da Igreja Católica aos direitos humanos modernos;



Os direitos sociais, econômicos e culturais, denominados Direitos de Segunda Geraçãoou Direitos de Igualdade começam a ser incluídos nas Constituições:



1917 - São incluídos na Constituição Mexicana;



1918 – São incluídos na Constituição Russa;



1919- São incluídos na Constituição da República de Weimar;



1934 - No Uruguai, são incorporados na Constituição.



1945 - Passado o horror da 2º Guerra Mundial, 51 países assinam a Carta Fundadora dasNações Unidas, em que se proclama “a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e valor da pessoa humana”.

1945 - Após a Segunda Guerra Mundial os direitos sociais começam a ser colocados nas Cartas Constitucionais e postos em prática nos países capitalistas (sobretudo europeus) e garantindo uma série de conquistas sociais nos países socialistas.



1948 – Em 10 de dezembro emParis, as Nações Unidas proclamam a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Os direitos humanos arriscam assim de se tornar um “pensamento único” que justificam uma “pratica única”, politicamente correta, nivelando as diferenças e as divergências.



1966 - Os direitos dessa segunda geração estão contidos no “Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais”, firmado pela...
tracking img