Linha do tempo direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA DO DIREITO BRASILEIRO
DORIS MEIRE DE SOUZA CAMPANELLA

LINHA DO TEMPO DE DO SECULO 21 AO 19.
1ºTribunal de Bruxelas condena muros do apartheid da ocupação de Bush em Bagdá:
O “Tribunal de Bruxelas”, que, com inspiração no Tribunal Bertrand Russel da época da guerra do Vietnã, vem levando a julgamento a ocupação do Iraque por W. Bush, condenou os muros da segregação que o invasorestá construindo em torno do bairro de Adamia e de outras áreas de Bagdá. “Dividir à força a população do Iraque é um crime de guerra. Parem os muros, ponham fim à ocupação!” O “Tribunal” já realizou audiências em duas dezenas de cidades, como Bruxelas, Hiroxima, Paris, Tunis, Londres, Nova Iorque e Mumbai, e seu “Júri de Consciência”, com promotores e advogados de dez países, já ouviu dezenas dedepoimentos.


2ºONU acusa EUA de tortura em Guantánamo
Uma investigação da ONU concluiu que os EUA cometeram atos que correspondem à tortura, incluindo alimentação forçada e longos períodos de confinamento na solitária, em seu campo de prisioneiros localizado na base de Guantánamo, em Cuba, segundo um relatório preliminar da ONU.
3ºA Invasão do Iraque em 2003 iniciou-se a 20 de Março atravésde uma aliança entre os Estados Unidos, Reino Unido e muitas outras nações, numa aliança conhecida como a Coalizão. A ofensiva terrestre foi iniciada a partir do Kuwait, depois de uma série de ataques aéreos com mísseis e bombas a Bagdad e arredores ter aberto o caminho às tropas no terreno.
4ºrealização do encontro resultou da vontade de formular alternativas humanistas ao processo global deconcentração de poder e riquezas ora em curso, com ênfase nos aspectos sociais em lugar de interesses econômicos de grandes corporações transnacionais. O fórum se posiciona claramente contra o modelo neoliberal de globalização e os interesses dos grandes grupos econômicos, reunindo significativa diversidade de atores em busca de uma unidade capaz de definir uma agenda e lutar por "um mundo à imageme semelhança dos homens e das mulheres e não das mercadorias", conforme explicou um dos membros do Comitê Organizador, o professor da USP e escritor Emir Sader.
5ºFrente as aquelas recrudescências, a Conferência Mundial contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerência asociada, que se organizou em Durban na Àfrica do Sul em setembro 2001, constituiu una ocasão para seconcentrar nas etapas práticas para lutar contra o racismo e edictou recomendações para combater os prejuizos e a intolerência.
6º Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, chamados também de atentados de 11 de setembro de 2001, foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaedasequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros.[1][2] Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra oPentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, que os sequestradores tinham reencaminhado para Washington, D.C. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.

7º Carta reúne num único documento os direitos queanteriormente se encontravam dispersos por diversos instrumentos legislativos, como a legislação nacional e da UE, bem como as convenções internacionais do Conselho da Europa, das Nações Unidas (ONU) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Conferindo visibilidade e clareza aos direitos fundamentais, a Carta cria segurança jurídica garante, dguinidade,liberdade,igualdade,solidariedade,cidadanis...
tracking img