Linha do tempo direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1789 - A Declaração dos direitos do homem e do cidadão da Revolução Francesa de 1789 que foi o “atestado de óbito” do Ancien Régime e abriu caminho para a proclamação daRepública.

1832 - Em 1832, o Papa Gregório XVI afirmava, a respeito da liberdade de consciência, que: “é um princípio errado e absurdo, ou melhor uma loucura(deliramentum), que se deva assegurar e garantir a cada um a liberdade de consciência. Este é um dos erros mais contagiosos.”

1848 - A Declaração dos direitos do homem e docidadão da Revolução Francesa de 1789 que foi o “atestado de óbito” do Ancien Régime e abriu caminho para a proclamação da República.

1894 - A hostilidade da IgrejaCatólica aos direitos humanos modernos começa a mudar somente com o Papa Leão XIII que, com a sua Encíclica Rerum Novarum de 1894, dará início a chamada “doutrina social daIgreja”.

1948 - Nos fins do ano de 1948, em Paris, as Nações Unidas proclamam a “Declaração Universal dos Direitos do Homem”. O Brasil se entre os 48 países quesubscreveram a Declaração, refletindo as profundas divergências que dividiam, agora, os que pouco tempo antes eram aliados.

1976 - Na Conferência de Argel (1976), um grupo depaíses do mundo não-desenvolvido proclamaram a Declaração  dos Direitos dos Povos. Nela propõem a busca de uma “nova ordem política e econômica internacional”, em umcontexto em que se possa dar o respeito efetivo dos Direitos Humanos”.

1993 - Declaração para uma Ética Mundial, promovida pelo Parlamento das Religiões Mundiais emChicago em 1993, que inspira-se no trabalho de alguns teólogos ecumênicos, como Hans Küng,[23] os quais proclamam a centralidade dos direitos humanos individuais e sociais.
tracking img