Linha do tempo da história da educação/fases da educação no brasil/modelo atual de educação no brasil

Curso: Pedagogia Série: 3ª Disciplina: História da Educação e da Pedagogia

Nome das alunas RA

Linha do tempo da História da Educação

PERÍODOJESUÍTICO (1549 · 1759)
1549 - Chega ao Brasil o primeiro grupo de seis padres jesuítas, chefiados por Manuel de Nóbrega, marcando o início da História da Educação no Brasil (nos moldes europeus).· Quinze dias após a chegada fundam, na cidade de Salvador, a primeira escola elementar.
1554 · São fundadas as escolas jesuítas de São Paulo de Piratininga, tendo como seu primeiro professor opadre José de Anchieta, e a da Bahia.
1556 · É fundado o colégio jesuíta de Todos os Santos. Começa a vigorar as "Constituições da Companhia de Jesus", incluindo a aprendizagem do canto, da músicainstrumental e o estudo profissional agrícola.
1567 · É fundado o colégio jesuíta do Rio de Janeiro.
1568 É fundado o colégio jesuíta de Olinda.
1570 · O Brasil conta com cinco escolas elementares(Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
1575 · No colégio da Bahia já se colava grau de Bacharel em Artes1576 · No colégio da Bahia formam·se licenciados
1599 · Ganha uma elaboração definitiva a "Ratio atque Institutio Studiorum", ou Plano de Estudos da Companhia de Jesus, que codificava a pedagogiados jesuítas.
1622 · É fundado o colégio jesuíta do Maranhão.
1631 É fundado o colégio jesuíta de Santo Inácio, em São Paulo.
1652 · É fundado o colégio jesuíta de São Miguel, em Santos, o deSanto Alexandre, no Pará, e o de Nossa Senhora da Luz, em São Luiz do Maranhão.
1654 · É fundado o colégio jesuíta de São Tiago, no Espírito Santo.
1678 · E fundado o colégio jesuíta de NossaSenhora do Ó, em Recife.
1683 · É fundado o colégio jesuíta da Paraíba.
1689 · É resolvida a "Questão dos Moços Pardos", surgida com a proibição, por parte dos jesuítas, da matrícula e da freqüência...
tracking img