Linha do tempo da história da educação/fases da educação no brasil/modelo atual de educação no brasil

Curso: Pedagogia Série: 3ª Disciplina: História da Educação e da Pedagogia

Nome das alunas RA

Linha do tempo da História da Educação

PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)
1549 - Chega ao Brasil o primeiro grupo de seis padres jesuítas, chefiados por Manuel de Nóbrega, marcando o início da História da Educação no Brasil (nos moldes europeus).· Quinze dias após a chegada fundam, na cidade de Salvador, a primeira escola elementar.
1554 · São fundadas as escolas jesuítas de São Paulo de Piratininga, tendo como seu primeiro professor o padre José de Anchieta, e a da Bahia.
1556 · É fundado o colégio jesuíta de Todos os Santos. Começa a vigorar as "Constituições da Companhia de Jesus", incluindo a aprendizagem do canto, da músicainstrumental e o estudo profissional agrícola.
1567 · É fundado o colégio jesuíta do Rio de Janeiro.
1568 É fundado o colégio jesuíta de Olinda.
1570 · O Brasil conta com cinco escolas elementares (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
1575 · No colégio da Bahia já se colava grau de Bacharel em Artes1576 · No colégio da Bahia formam·se licenciados
1599 · Ganha uma elaboração definitiva a "Ratio atque Institutio Studiorum", ou Plano de Estudos da Companhia de Jesus, que codificava a pedagogia dos jesuítas.
1622 · É fundado o colégio jesuíta do Maranhão.
1631 É fundado o colégio jesuíta de Santo Inácio, em São Paulo.
1652 · É fundado o colégio jesuíta de São Miguel, em Santos, o deSanto Alexandre, no Pará, e o de Nossa Senhora da Luz, em São Luiz do Maranhão.
1654 · É fundado o colégio jesuíta de São Tiago, no Espírito Santo.
1678 · E fundado o colégio jesuíta de Nossa Senhora do Ó, em Recife.
1683 · É fundado o colégio jesuíta da Paraíba.
1689 · É resolvida a "Questão dos Moços Pardos", surgida com a proibição, por parte dos jesuítas, da matrícula e da freqüênciados mestiços. Como as escolas eram públicas, para não perderem os subsídios que recebiam, são obrigados a readmití·los.
1699 · É fundada na Bahia a Escola de Artes e Edificações Militares
1722 · Os oficiais da Câmara queixam-se ao Rei, contra alguns religiosos, sobre a questão do ensino.
1738 · É fundada no Rio de Janeiro a Escola de Artilharia.
1739 · São fundados os Seminários de São Josée São Pedro, no Rio de Janeiro.
1759 · Duzentos e dez anos após a chegada e de serem os únicos responsáveis pela educação no Brasil, deixam a colônia cerca de Quinhentos padres jesuítas, expulsos pelo Marquês de Pombal, Ministro de D. José I, paralisando 17 colégios, 36 missões, seminários menores e escolas elementares. O Alvará de 28 de julho determina a instituição de aulas de gramáticalatina, aulas de grego e de retórica, além de criar o cargo de "Diretor de Estudos". Medidas inócuas para um sistema de ensino fragmentado.

PERÍODO POMBALINO (1760 – 1808)
1760 · Entre março e abril, 119 jesuítas saem do Rio de Janeiro, 117 da Bahia,e 119 de Recife.
1770 · A Reforma Pombalina de Educação substitui o sistema jesuítico e o ensino é dirigido pelos vice·reis nomeados por Portugal.1772 · É instituído o "subsídio literário", imposto destinado a manutenção dos ensinos primário e médio.
· É fundada, no Rio de Janeiro, a Academia Científica.
1776 · É criado no Rio de Janeiro, pelos padres Franciscanos, um curso de estudos literários e teológicos, destinado à formação de sacerdotes.
1784 · É criado no Rio de Janeiro o Gabinete de História Natural.
1800 · O bispo AzeredoCoutinho funda o Seminário de Olinda.
1802 · D. Azeredo Coutinho funda em Pernambuco o Recolhimento de Nossa Senhora da Glória, só para meninas da nascente nobreza e fidalguia brasileira.

PERÍODO JOANINO (1808 - 1821)

1808 · É fundado uma escola de educação, onde se ensinavam as línguas portuguesa e francesa, Retórica, Aritmética, Desenho e Pintura. É criada a Academia de Marinha, no...
tracking img