Linha do tempo da educação no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LINHA DO TEMPO DA HISTORIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

PERÍODO JESUÍTA

1549

Chega ao Brasil um grupo de seis padres jesuítas, chefiados pelo padre Manuel de Nóbrega. Começando a Historia da Educação no Brasil, trazendo o modelo europeu de educação. Quinze dias após a chegada é fundada a primeira escola elementar.

1554

Em São Paulo são fundadas escolas jesuítas, sendo o primeiro professoro padre José de Anchieta.

1556

Começa a vigorar as "Constituições da Companhia de Jesus", incluindo a aprendizagem do canto, da música instrumental e o estudo profissional agrícola.

1575

Na Bahia já se colava grau de Bacharel em Artes.

1576

No colégio da Bahia, formam-se licenciados.

1599

Elaboração do Plano de Estudos da Companhia de Jesus, que codificava a pedagogia dosjesuítas. "Ratio atque Institutio Studiorum"

1689

“Questão dos Moços Pardos", surgida com a proibição, por parte dos jesuítas, da matrícula e da frequência dos mestiços. Como as escolas eram públicas, para não perderem os subsídios que recebiam, são obrigados a readmiti-los.

PERÍODO POMBALINO

1759

Expulsos pelo Marques de Pombal, Ministro de D. José I, cerca de quinhentos padresJesuítas. Paralisando assim 17 colégios, 36 missões, seminários menores e escolas elementares.
28 de Julho, alvará determina instituição de aulas de gramática latina, aulas de grego e de retórica também criando o cargo de “Diretor de Estudos”. Medidas sem efeitos, para um sistema falido. Marques de Pombal extingue também as ultimas Capitanias.

1770

A Reforma Pombalina de Educação substitui osistema jesuítico e o ensino é dirigido pelos vice-reis nomeados por Portugal.

1772

É instituído o "subsídio literário", imposto destinado à manutenção dos ensinos primário e médio. Foi em 10 de Novembro de 1772 mandado cobra no Brasil esse imposto no ano seguinte, nuca chegou a colher para a Educação, em Portugal na colónia, os recursos necessário.

1776

É criado no Rio de Janeiro,pelos padres Franciscanos, um curso de estudos literários e teológicos, destinado à formação de sacerdotes. L'Abbé de L'Epée publica A Verdadeira Maneira de Instruir os Surdos. Os Estados Unidos proclamam sua independência. Onde ira ter influencias futuras na conjuração mineira. (teoria dos enciclopedistas).

1798

O Bispo Azeredo Coutinho, abriu o seminário de Olinda em Pernambuco, sob ainspiração das ideias iluministas que absorvera como aluno da Universidade de Coimbra. Destinado a formação de educadores deu-se destaque a ensino das ciências das línguas vivas e da literatura moderna. Cuidou-se também de uma nova metodologia de ensino, distinta daquela tradicional baseada em castigos físicos e na memorização.

PERÍODO JOANINO

1808

Foram criados cursos de caráter marcadamenteutilitário, em nível superior, como de medicina, agricultura, economia politica, química e botânica além das academias militares; e para favorecer a vida cultural criaram-se as academias de ensinos artísticos, onde se ensinavam as línguas portuguesa e francesa, Retórica, Aritmética, Desenho e Pintura.

1810

Desfazendo-se de seus próprios livros (60.000 volumes), trazidos de Portugal, D. Joãofunda a nossa primeira biblioteca.
É criado a Academia Militar.
É criado o Museu Nacional no Rio de Janeiro.

1820

A Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios muda para Real Academia de Pintura, Escultura e Arquitetura Civil e depois para Academia de artes.

1821

Quase toda obra escolar de D. João VI, impelida pelo cuidado de utilidade pratica e imediata, pode-se dizer que foi umaruptura completa com o programa escolástico e literário do período colonial. Circunscrita no espaço quase que exclusivamente á Bahia e ao Rio de Janeiro, foi certamente muito restrito o domínio que iluminou, deixando, fora de sua irradiação, toda a parte restante da Colónia que continuava mergulhada no mesmo atraso: ela representa, no entanto, não só uma das fases mais importantes de nossa...
tracking img