Linha do tempo da ed. infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LINHA DE TEMPO – EDUCAÇÃO INFANTIL

O INICIO: Antes da chegada dos portugueses em nosso país, os indígenas já tinham o seu próprio método de ensino. Eram em suasaldeias onde seus ensinamentos eram diversificados com danças, cantos, teatros e eram as pessoas mais velhas que ensinavam os mais jovens e crianças.
1549 – 1759:Os Jesuítas começaram a ensinar os indígenas os Portugueses e os Espanhóis, mas nem todos gostavam do método de ensino, teve muitas rejeições e alguns dos indígenasfugiam ou abandonavam as aulas.
1844: Surge a primeira creche na França, com objetivo de recolher as crianças das mães que trabalhavam e evitar a morte das mesmas.1875 – 1877: Surgem os primeiros jardins-de-infância, (Rio de Janeiro e São Paulo), com uma programação pedagógica inspirada em Froebel.
1895: São Paulo ganha aprimeira escola de ensino infantil – Jardim da Infância, onde as crianças que ficavam em casa até os 07 anos, começam a frequentar a escola.
1909: Foi criada aprimeira creche em São Paulo para atender filhos de trabalhadores industriais.
1921: Chegou a contar 15 creches, e 47 em 1924, distribuídas por várias capitais e algumascidades do país.
1988: Surge a Constituição Federal (artigo 208: A educação é um dever do estado e o direito da criança é opção da família).
1996: Houve umapromulgação da nova LDB, Lei nº 9.394/96, declara a educação infantil como etapa inicial da educação básica.
Atual: Educação infantil, crianças de 0 a 6 anos, idade dedescobertas, são desenvolvidas atividades que estimulam as funções motoras e começam a aprender o alfabeto e os números, através de atividades lúdicas e jogos.   
tracking img