Linha do tempo bombril

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À PUBLICIDADE E PROPAGANDA



Introdução da empresa que fabrica o produto:

A Bombril é uma das marcas mais conhecidas no Brasil. Foi durante muitos anos a primeira que vinha a cabeça dos brasileiros ao serem perguntados sobre qual empresa mais se lembravam, sendo o único país onde a Coca-Cola não estava em primeiro lugar, e isso a tornou a marca um ícone na publicidade mundial.Passou por diversas fases e reformulações, lançando novos produtos na linha de higiene doméstica e buscando sempre atender às necessidades de suas consumidoras donas de casa. Em suas peças publicitárias, estrelando o ator Carlos Moreno, compuseram todos os projetos de campanha mais bem sucedida da televisão brasileira.

Quando o produto foi lançado e sua dimensão:

A empresa brasileira surgiuem 1948 na cidade de São Paulo quando o seu fundador, o empresário Roberto Sampaio, recebeu como pagamento de uma dívida uma máquina de produção de lãs de aço, produto até então completamente desconhecido no Brasil. Após várias tentativas mal sucedidas de vender a máquina, resolveu colocá-la para funcionar.
Apesar da desconfiança inicial com o produto áspero e diferente de tudo o que havia naépoca, as donas de casas foram seduzidas por suas 1001 utilidades e logo no primeiro ano o produto tinha se tornado um sucesso, vendendo mais de 48 mil unidades. Roberto Sampaio continuou investindo na produção,expansão e divulgação de seu produto. Atualmente a Bombril possui mais de 450 produtos, 2500 funcionários e um faturamento de 834 milhões de reais (2009), com sua sede em São Bernardo doCampo-SP e indústrias em Pernambuco e Minas Gerais.

Primeira campanha publicitária:

A história da publicidade da Bombril começa nos anos 50, quando a empresa, aproveitando o sucesso do rádio, criou o programa “Gente que brilha” na Rádio Nacional, divulgando o jingle que rapidamente marcou a memória de todas as donas de casa brasileiras da época. Os comerciais de TV surgiram em 1978, mas a“musiquinha” permaneceu inesquecível.
Ainda nesta década, logo após a chegada da televisão no país, a empresa lançou o “Cirquinho Bombril”, apresentado pelo palhaço Carequinha na TV Tupi. Também inovou ao marcar presença no céu com aviões que escreviam a palavra BOMBRIL com seus rastros de fumaça.
Porém, foi em 1978 que a empresa inaugurou uma nova fase na comunicação da marca e um marco na publicidadebrasileira. Neste ano,Francesc Petit e Washington Olivetto, da agência de publicidade DPZ, introduziram uma figura que representou as mudanças comportamentais da época. Entrava no ar o Garoto Bombril, uma verdadeira evolução na propaganda brasileira. A ideia se dava de uma maneira muito simples: se o comercial é algo que entra nas casas sem ser convidado, então que seja uma visita simpática. Esimpatia nunca faltou ao ator Carlos Moreno, que interpretou ao longo de todos esses anos o personagem que permaneceu mais tempo em uma campanha publicitária no mundo inteiro.
O público-alvo atribuiu ainda mais valor à marca com esses registros da publicidade. A sociedade viu uma transformação na qual as mulheres começavam a valorizar homens mais desprotegidos, tímidos ou carentes (o garotopropaganda incorporava esse personagem) opondoo estereótipo de machão ou atlético.

Algumas imagens das campanhas publicitárias mais antigas da Bombril:

Meios de construção da marca Bombril:

Era uma nova categoria de produto no mercado brasileiro, portanto não necessitava demonstrar diferenciação já que havia falta de concorrência no ramo de esponja de aço. O produto era vendido solto e,com seusucesso, o setor ganhou novos produtores, assim a Bombril passou a fazer uso de embalagens de papelão com um selo vermelhobuscando diferenciar-se como marca.
A partir de 1950 começou a fazer uso de campanhas publicitárias para enaltecer amarca. Se na mídia eletrônica a fórmula já era um sucesso por meio da rádio e, mais tarde, por comerciais na televisão, em 1997 ela se consagrou também na...
tracking img