Linha do Tempo (Revolução Industrial) e a Evolução da Medicina do Trabalho

Introdução
Além das transformações políticas, resultante das ideias liberais, a partir de 1750, iniciou-se naEuropa uma grande mudança Socioeconômica denominada de Revolução Industrial. Essas transformações começaram na Inglaterra com a mecanização do trabalho, antes o processo de transformação das matériasprimas era Artesanal realizado em casa ou em pequenas oficinas, onde o artesão, com suas ferramentas rudimentares, confeccionavam os artigos para abastecer o mercado local.
Com a RevoluçãoIndustrial, o capitalismo se consolidou como modo de produção e a indústria passou a substituir o velho comercio, acumulando muito mais riquezas.
À medida que o consumo aumentou, o processo deprodução artesanal foi substituído pelo manufatureiro, nesta fase o proprietário das ferramentas e da matéria prima passou a ser um capitalista, a partir daí todo o processo mudou, as tradicionaisfontes de energia (água, vento e força muscular) foram superadas pelas maquinas a vapor e pela eletricidade, a velha cidade agrária estava se transformando em uma grande cidade industrializada, as mudançastambém ocorreram nas áreas rurais, milhares de camponeses abandonaram suas casas, para morar nas cidades, e trabalhar nas grandes oficinas, cada um com sua função especifica , em troca os operáriosrecebiam míseros salários.

Um novo modo de Produção – Etapas do Crescimento.
A situação da Europa, principalmente na Inglaterra, era resumidamente assim:
• Os comerciantes tinhamdinheiro e passaram a aplicar em fabricas e indústrias.
• A fabricação de produtos, como roupas e sapatos estava crescendo cada vez mais.
• Surgiram as primeiras fabricas.
• Máquinas pesadase potentes substituíram o trabalho braçal.
• Aumentava o número de trabalhadores.
A produção econômica Européia passou por três etapas principais: A Artesanal, a Manufatureira e a... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Linha de tempo revolução industrial. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linha-De-Tempo-Revolu%C3%A7%C3%A3o-Industrial/829399.html

MLA

"Linha de tempo revolução industrial" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linha-De-Tempo-Revolu%C3%A7%C3%A3o-Industrial/829399.html>.

MLA 7

"Linha de tempo revolução industrial." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linha-De-Tempo-Revolu%C3%A7%C3%A3o-Industrial/829399.html>.

CHICAGO

"Linha de tempo revolução industrial." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linha-De-Tempo-Revolu%C3%A7%C3%A3o-Industrial/829399.html.