Linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade 5: Referenciação
Primeiramente precisamos saber que a linguagem não reflete o mundo, mas constrói uma realidade. E a referenciação é a relação entre a linguagem e arealidade.
*Referenciação é o processo pelo qual se constrói referentes e que representa uma certa realidade.
*Referência é a propriedade que tem a linguagem de remeter àrealidade
*Referente é a realidade que é apontada pela referência
Assim, a função do falante é delimitar o referente e a do ouvinte é identificar o referente em um enunciado. Nãopodemos esquecer também que os referentes modificam-se durante o texto e que pára mantermos o controle sobre eles, usamos termos que retomam outros termos do próprio texto,constituindo desta forma, as cadeias referenciais.

A referência
“Os elementos de referência são itens da língua que, em vez de serem interpretados semanticamente pelo seusentido próprio, relacionam-se a outros elementos necessários à sua interpretação. A referência pode ser situacional (extra textual) ou textual?

A referenciação através da anáforae catáfora.
Dentre os processos de referenciação destacaremos, nesta aula, o anafórico, que se dá pelo uso das anáforas. Contudo, para sua compreensão é necessário conhecertambém o conceito de catáfora.
Podemos dizer, resumidamente, que a referenciação por anáfora ocorre quando o nome reporta-se ao que já foi explicitado e ocorre por catáfora quandoa referência é feita ao que vai ser ainda exposto.

Catáfora
Um elemento de referência é catafórico, quando a sua interpretação depende de algo que se segue no texto.Anáfora
“Por meio da Anáfora estabelece-se uma relação coesiva de referência que permite a interpretação de um item pela relação em que se encontra com algo que o precede no texto.
tracking img