Linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

HISTÓRIA CONCISA DA LINGUÍSTICA
Bárbara Weedwood

Weedwood destaca na História concisa da linguística que a Linguística é uma ciência geral que estuda a principal modalidade dos sistemas sígnicos, as línguas naturais, que são a forma de comunicação mais altamente desenvolvida e de maior uso e que a mesma detém-se somente na investigação científica da linguagem verbal humana. As línguasnaturais possuem, entre outras, as propriedades de flexibilidade e adaptabilidade, que permitem expressar conteúdos bastante variados: emoções, sentimentos, ordens, perguntas, como também possibilitam falar do presente, passado ou futuro. Num estilo claro e preciso, conservado pela tradução.A autora nos leva a reflexões sobre os períodos conhecidos como fundamentais no desenvolvimento de teoriaslinguísticas.
O conceito de linguística é algo novo, porém estuda-se a linguagem desde a invenção da escrita. Na Índia, Grécia e Roma por exemplo, necessidades como pronuncia correta, vocabulário conceituais e mesmo a preservação dos textos religiosos da época resultaram em estudos de análise científica como investigação de uma fonética articulatória, e até mesmo na lógica da preposições e textosvernáculos tornaram-se objetos de estudo.
O que nos leva a uma reflexão sobre as precisas considerações da importância de estudar os vários contextos históricos em que a língua se torna objeto de estudo, com o intuito de obter um quadro abrangente de como e por que a linguagem foi estudada no passado.
Muitos estudiosos enfatizam a importância do ambiente histórico e sociocultural, ao passo que osfranceses por exemplo concentram-se nas idéias linguísticas em um contexto intelectual de forma geral. Entretanto as abordagens de diversos países complementam uma as outras.
De acordo com estudos, Platão foi o primeiro pensador da Europa a refletir sobre problemas da linguagem. No qual em que seus diálogos questionava se a linguagem era fonte de conhecimento ou uma simples comunicação. Via-se nodiálogo as etimologias das palavras e as oposições entre Crátilo e Hermógenes. Levando também as considerações de Aristóteles de como a linguagem era um meio de compreensão da realidade e acrescenta o estabelecimento da estrutura gramatical ocidental. Citando também culturas como na India, China, Roma e até mesmo a Grécia, devemos ressaltar que cada cultura tem o seu modo de ser estudada, e quetodas contribuíram  para o estudo da linguagem humana. Após este período desenvolve-se o uso de nomenclaturas.
Importante ressaltar que assim como outros autores, os estóicos acrescentaram uma etapa no processo de comunicação que seria o conceito no qual era representado num enunciado significativo. Exemplificando o som que emitíamos representava algo que poderíamos explicar através da escrita,assim segundo eles, emitiríamos o som de acordo com o conceito que daríamos a algo a ser explicado, analisando –se a importância do enunciado. Posteriormente, o estudo da sintaxe desenvolvido ao longo do tempo, ajudaria a recuperar estruturas de frases com problemas.
A passada dos gregos para os romanos, consequentemente visível até hoje em gramáticas usadas em escolas, no qual poderíamos chamar de“teoria da frase autosuficiente” que restringia em estudar a frase isoladamente, percebendo a necessidade de estudar a frase em um contexto.
Depois de avaliar várias gramáticas existentes da época, observa-se a preocupação em estudar a fala articulatória, a littera, tanto na Idade Média como em Roma. Mostrando que o interesse maior na Idade Média era, especificamente, a importância da fala no mundoe a gramática preparada para ensinar não-falantes da língua local.
Na Idade Média ,via-se os convergentes estudos diferenciais da linguagem particular e da linguagem universal. O Latim utilizado em Roma pela Igreja Cristã não era a língua oficial de muitos países da Europa, e todos os ensinamentos dos livros publicados até então praticamente de nada valiam para línguas estrangeiras. Como...
tracking img