Linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE DIREITO

GUILHERME VALLI DE MORAES NEVES

SEMINÁRIO I
CONHECIMENTO E LINGUAGUEM

VITÓRIA
12 de Agosto de 2012

GUILHERME VALLI DE MORAES NEVES

SEMINÁRIO I
CONHECIMENTO E LINGUAGEM

Trabalho entregue ao Professor Tárek Moysés Moussallem do curso de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, como requisitoparcial para a aprovação na disciplina de Teoria Geral do Direito.

VITÓRIA
2012
SUMÁRIO

1- SUMÁRIO............................................................................................. | 03 |
2-RESOLUÇÃO DE QUESTÕES........................................................... | 04
|
3- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................... | 08 |

2.RESOLUÇÃO DE QUESTÕES
1) Quais são os elementos do ato de conhecer?
O ato de conhecer, conforme alude Alaor Caffé Alves, encontra-se dividido em três partes: a representação, o objeto representado e o sujeito que o representa. Segundo esse autor “conhecer é representar-se um objeto”, dessa forma, o conhecimento só se forma quando o sujeito cognoscente percebe o objeto e após tal percepçãofaz dele um determinado juízo, uma representação que se dá através da construção de uma linguagem capaz de criar em si o conceito daquele objeto representado. Embora Paulo de Barros Carvalho admita que o conhecimento possa ocorrer por qualquer uma das modalidades de consciência, dentre elas a percepção, o conhecimento tido pela percepção é apenas uma parte do todo que se consolida quando o objetopercebido passa ao nosso pensamento formando uma representação própria.

2) Qual a importância da linguagem para o conhecimento?
A linguagem é de fundamental importância para o conhecimento, pois este se forma através daquela. Imersos no processo de comunicação nos temos (1) a linguagem do sujeito cognoscente, (2) a linguagem do sujeito destinatário e (3) a linguagem do objeto-enunciado.Segundo Tárek Moysés Moussallem, conhecimento é a relação que se da entre os dois primeiros elementos sobre o terceiro. O fato de o conhecimento estar definitivamente atrelado à linguagem se dá por ser ela a responsável por criar os objetos a serem conhecidos, e estes só podem ser explicados através de uma relação entre significações. É pela linguagem que se explica e conhece os objetos apresentadospela própria linguagem. Não obstante a importância da experiência, não se pode falar em conhecimento apenas por ela, é necessário haver a mediação entre o campo dos sujeitos e dos objetos, tal mediação só é possível com a formulação de enunciados (linguagem) que relacionem tais campos.
Por fim, vale lembrar que o homem, como ser cultural, tem para si uma certa linguagem, e para que o processocomunicacional, construtor do conhecimento, possa acontecer plenamente, é preciso que emissor e receptor se encontrem dentro do mesmo campo linguístico, de modo que seja possível compreender a mensagem enunciada.
3) Quais as diferenças entre o conhecimento de um “agrônomo” e de um “trabalhador rural” sobre a terra?
Admitindo ser a linguagem que compõe o conhecimento, este se diferencia conformehaja diferença na linguagem empregada. Francis Vanoye diz que existem diferentes níveis de linguagem empregados no processo de comunicação, e é por esses diferentes níveis que podemos separar o conhecimento “comum” de um trabalhador rural, do conhecimento científico do agrônomo. Na primeira forma de conhecimento a linguagem empregada é simples, sem um rigor formal, caracterizando uma forma vulgarde comunicação que é empregada no dia-a-dia das pessoas. Já no conhecimento científico deve ser empregada uma linguagem rigorosa, com termos técnicos, livre de ambiguidades e vaguezas, capaz de conferir maior grau de precisão ao discurso.

4) Antigamente, pensava-se que colocar o nome de alguém na fogueira faria mal à pessoa. Estavam certos os antigos?
Os antigos não compartilhavam da atual...
tracking img