Linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Linguística, e o ensino da língua materna
Por: Marlene
A falta de habilidade com a língua portuguesa em todos os seus aspectos, manifestados em alunos pertencentes aos diversos níveis, continuaprovocando preocupações e discussões entre professores e estudiosos da língua materna. Discursos que se baseiam no seguinte questionamento: por que falantes da língua materna não têm familiaridade coma mesma?
... a questão da transformação das práticas, métodos e conteúdos escolares estão em pauta desde de que a escola deixou de ser, no plano do embate político, ainda que não de fato, umprivilégio de um segmento social para se tornar um direito de todos. (Brito, 1997:99) Durante algum tempo, atribuiu-se à dificuldade de compreensão e produção, a falta de domínio em relação às regrasgramaticais de uso da língua; priorizou-se o ensino gramatical mas o problema continuou existindo.
Em 2003, o Brasil ficou em último lugar em avaliação de leitura realizada pelo programa Internacional daAvaliação de Alunos, entre os trinta e dois países avaliados em relação à capacidade de leitura, assimilação e interpretação de textos. Tal resultado não condiz com os objetivos de ensino, preconizadonos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil,1998) que prevêem a formação de eficientes leitores e usuários competentes da escrita.
O ensino da língua portuguesa destina-se a preparar o aluno paralidar com a linguagem e suas diversas situações de uso e manifestações, inclusive a estética, após o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso às demais áreas do conhecimento.
Odesenvolvimento do saber lingüístico implica, leitura compreensiva e críticas de textos diversos: produção escrita em linguagem padrão; análise e manipulação da organização estrutural da língua e percepçãodas diferentes linguagens (literária, visual, etc.) como forma de compreensão do mundo.
A língua portuguesa é um instrumento de trabalho de todo profissional que trabalha a língua materna no...
tracking img