Linguistica textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1)Exemplifique qual a função da língua justificando sua importância.
É fundamental saber antes de tudo que não existe nenhuma língua única e homogênea, qualquer língua é sempre diversificada eheterogênea. Vivemos em mundo de fronteiras múltiplas e com isto, o que nos une é também uma infinidade de laços advindos do compartilhamento de séculos de história em comum e da experiência colonial.Somos todos falantes de uma mesma língua e, no entanto, para cada um de nós brasileiros, africanos ou asiáticos ela se manifesta na inteireza de suas singularidades.
2)A cultura e a língua não sãoestáticas . Em que isso implica? Justifique.
 A língua não é estática, ela se movimenta sem parar. A ideia de que “a língua é estática” é um paradigma adequado e importante para a pesquisa lingüísticaFormalista, que ofereceram no passado uma contribuição importante para o desenvolvimento desta ciência nos campos dos sistemas estáticos da Língua, que evidentemente, não podem ser negados. A língua ésempre dinâmica; não há língua estática. O dinamismo se reflete no campo sincrônico através de flutuações, que são as variantes
A cultura não é estática, tampouco monolítica, implica em expressões depráticas sociais distintas que se combinam e, se recombinam, de modo a, sempre originar padrões que formam o contexto no qual se desenrola e torna significativa a ação social. Por exemplo, nasorganizações em que a meritocracia – avaliação do desempenho por mérito – não é valorizada como bem comum, a burocracia encontra aí um campo fértil para o seu desenvolvimento, criando formas institucionais depoder altamente corporativistas, instituindo sistemas de gestão, em que o paradigma se sustenta no princípio da violência velada, sendo que na medida em que a burocracia é contestada, esta se transmudapara a violência aberta.
3)De acordo com Vink o que é substrato e superstrato em uma língua?Justifique.
substrato – nome que se dá à língua de um povo que é abandonada em proveito de outra...
tracking img