Linguistica (os estudos da linguagem)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUISTICA

Unidade1

Responda:

1. Os estudos da linguagem antecedem o reconhecimento da Linguística como ciência. No entanto, temos no “Curso de Linguística Geral”, de Fernand Saussure, ummarco para os estudos linguísticos. Como você entende o papel da Linguística, considerando não somente os estudos da linguagem, mas suas contribuições para o ensino de línguas?

2. Qual a influênciadas concepções de linguagem no ensino de línguas? Reflita brevemente.

3. De acordo com a gramática normativa, podemos dizer que a estrutura das frases abaixo está:
Embora estava doente, aprofessora foi dar aula. ( ) certa ( ) errada


Ana e Gustavo foram no cinema no final de semana. ( ) certa ( ) errada


4. Para a gramática internalizada não há erro linguístico, mas inadequação do usoda linguagem. Explique esta afirmação.



UNIDADE2
Responda:
1. Em Sociolinguística a relação entre a linguagem e a sociedade é indissociável. Reflita a respeito desse pressuposto considerandoo contexto de ensino.

2. Variante e variável linguísticas são dois pontos importantes quando pensamos em sociolinguística. O que caracteriza uma variante linguística e uma variável linguística?3. Leia o trecho abaixo, retirado do livro “Da fala para a escrita”, de Luiz Antonio Marcuschi.

O pitoresco na justiça
(Num de seus inúmeros depoimentos na Justiça, Zé da Ilha, o “Saudoso”,prestou esta declaração)
- Seu doutor, o patuá é o seguinte: depois de um gelo da coitadinha resolvi esquiar e caçar uma outra cabrocha que preparasse a marmita e amarrotasse o meu linho de sabão. Quandobordejava pelas vias, abasteci a caveira, e troquei por centavos um embrulhador. Quando então vi as novas do embrulhador, plantado como um poste bem na quebrada da rua, veio uma paraqueda se abrindo.Eu dei a dica, ela bolou. Eu fiz a pista, colei. Solei, ela bronquiou. Eu chutei. Bronquiou mas foi na despista porque, muito vivaldino, tinha se adernado e visto que o cargueiro jogou a amarração...
tracking img