Linguistica Iii Portflio 2 Leriane Shutz

264 palavras 2 páginas
Leriane Shultz

Portfólio

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Linguitica iii para requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela Professora Marilia Magri.

Curitiba, Abril de 2015.

Atividade no Portfólio Objetivos • Compreender o conceito de pressuposição no campo das ideias linguísticas. • Refletir sobre a relação entre o conteúdo explicitado e o pressuposto nas sentenças. • Analisar excertos de língua para buscar as relações de pressuposição a eles inerentes. Descrição da atividade Com base nas leituras propostas, analise a sentença a seguir e responda quais pressupostos estão contidos na afirmação: “Os pais da minha esposa tratam dois dos meus filhos de maneira diferente porque as crianças não gostam de estudar.”

Pressupõe que duas das crianças não gostam de estudar e por isso os avós dos mesmos não detém a mesma atenção especial a elas, devido a esse motivo.
Segundo podemos perceber ua certa ambiguidade, porque também podemos interpretar que dois dos filhos deles não gostam de estudar mas que cada um pode receber uma amneira diferetente de tratanmento em comparação aos que gostam de estudar.
Na visão de Strawson(1952) dizer que um enunciado pressupões outro significa dizer que a verdade do primeiro enunciado é falsidade do segundo enunciado.” Interessa menos o que está dizendo e mais o fato de estar dizendo algo.”Também temos Ducrot que diz “o falante afirma a evidência da pressuposição do seu enunciado, porque a evidência não é afirmada mas é testada”.
O Falante julga que o ouvinte já possua a informações sobre a pressuposição, isso ocorre porque a durante uma conversação, o receptor pode questionar o interlocutor.

Relacionados