lingugem esportiva

433 palavras 2 páginas
O Carnaval no Brasil e Sua Evolução

As origens do carnaval no Brasil A primeira comemoração desta festa data de 1641, homenageando o rei Dom João VI e realizado pelo governador Salvador Correia de Sá Benevides. O entrudo, como era chamada a comemoração que daria origem ao que conhecemos como carnaval, acontecia em diversas partes do país com brincadeiras diversas desde o final do século XVIII. Com a tentativa de normatizar e organizar essa comemoração importaram de Paris o conceito de baile de máscaras, proibindo diversas formas de manifestação populares, sem muito sucesso. As manifestações populares continuaram a acontecer e são a síntese do que conhecemos hoje em dia como carnaval.

Época de ouro Durante o período que vai do fim do século XIX até 1950 ocorreu a chamada época de ouro do carnaval brasileiro, quando foram popularizados os blocos carnavalescos em diversas cidades brasileiras. O surgimento das marchinhas de carnaval em 1889 também foram determinantes para sua popularização, muito antes do samba que só surgiria em 1917. Foi só em 12 de agosto de 1928 que foi criada a primeira escola de samba, conhecida então como “Deixa-Falar”, atual Estácio de Sá. A partir dessa ideia que começaram a surgir inúmeras escolas no Rio de Janeiro e em São Paulo. As formas de comemoração apresentam particularidades nos diferentes estados, sendo que enquanto essas manifestações culturais no Rio e em São Paulo evoluíram para as escolas de samba, no nordeste as formas tradicionais de comemoração continuaram imperando, como o frevo e os bonecos gigantes em Pernambuco e os grandes blocos carnavalescos na Bahia.

Atualidade Hoje em dia é uma festa muito mais vista do que literalmente brincada e “pulada” como era antigamente. Contabiliza-se que menos de 10% da população comemore efetivamente o carnaval, ainda que muitos assistam os desfiles das escolas de samba televisionados. É muito mais uma festa para ser vendida para turistas que

Relacionados

  • Documentação tcc
    4564 palavras | 19 páginas
  • inteligencias multiplas
    34831 palavras | 140 páginas
  • Fundamentos psican liticos David Zimmerman
    296706 palavras | 1187 páginas