Linguegem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É UMA INSTITUIÇÃO SOCIAL?


Introdução

Neste trabalho iremos abordar o tema sobre “O que é uma instituição social”? Peter L. Berger e Brigitte Berger. Texto extraído do livro Sociologia e Sociedade (Leituras de introdução à Sociologia), que apresenta a linguagem como a primeira instituição social com que se depara o ser humano, você leitor, irá saber qual o papel da linguagem dentroda sociedade, qual o seu objetivo, a exterioridade, coercitividade, a moral e outros pontos importantes que a linguagem exerce sobre nós.

Peter L. Berger

Nasceu em Viena em 1929. É um sociólogo e teólogo conhecido por sua obra “A construção social da Realidade”. Teoriza a cerca da realidade como construção social. Sua maior participação aparece na sociologia da religião e assim é definidocomo um teólogo laico. Foi premiado pelo governo Austríaco pela sua contribuição ao estudo da cultura.

Qual é o papel da linguagem em sociedade?

Segundo o texto disponibilizado: "O que é uma instituição social?" Peter e Brigitte Berger, afirmam que sem linguagem pode-se dizer, o homem não é humano. As nossas habilidades são desenvolvidas pelo contato com outros seres humanos (andar, falar,rir, correr, usar objetos); desenvolver os pensamentos lógicos. O desenvolvimento humano e o pensamento estão inter-relacionados com a linguagem.
Nos "tornamos humanos” na convivência social. É no mundo social que desenvolvemos as nossas habilidades humanas e interagimos com o outro. A linguagem como objeto de interação, pressupõe uma construção entre os sujeitos que agem por meio da próprialinguagem. A linguagem é uma produção social e um instrumento de negociação de conflitos e exposição de ideias.
O texto afirma que, “a linguagem é uma instituição fundamental, porque qualquer outra instituição, sejam quais forem suas características e finalidades, funda-se nos padrões de controle subjacentes da linguagem".
As demais instituições, Estado, economia, sistema educacional, dependemdessa estrutura linguística, com suas classificações e regras dirigidas à conduta individual, ou seja, dependem de um universo de significados construídos através da linguagem e que só por meio delas podem agir. Sem a linguagem não há sociedade humana
A primeira instituição com que se depara o homem é a linguagem, pois é através dela que tomamos conhecimento das demais instituições, ela étransmitida pelos adultos e nos fazem conhecer o mundo exterior objetivando a realidade e consolidando a experiência.
A linguagem estabelece relações significativas, através dela a realidade passa a ser ocupada por seres distintos. É por meio dela que os papéis desempenhados pelos diversos seres se estabilizam nas experiências das crenças através de padrões repetitivos na conduta, e no comportamentode outras pessoas. Nascemos humanos, mas só agimos como humanos, ao usarmos a linguagem como objeto de interação.

A linguagem: a objetivação da realidade
A linguagem está em todas as pessoas, de diferentes tipos e modos, desde o microcosmo de uma criança que se estrutura através da linguagem, esta por sua vez estrutura o ambiente humano da criança, por ser objetiva e por estabelecer reaçõessignificativas, por intermédio dela a realidade passa a ser ocupada per seres diferentes, que vão desde a mãe, até o menininho malvado. É através dela que se deixa claro que a mãe sabe de tudo, e que esses menininhos serão punidos, tais proporções só serão consideradas plausíveis através da linguagem, mesmo a experiência fornecendo pouca prova.
Os papéis que os diferentes seres executam naexperiência da criança, só se dão por meio da linguagem. É ela que especifica, numa forma capaz de ser repetida, exatamente o que a outra pessoa vai fazer de novo. Através das fixações linguísticas que a criança aprende a assumir assim o papel do outro.
A linguagem: a interpretação e justificação da realidade
O microcosmo de uma criança é estruturado por meio dos papéis, esses papéis representam as...
tracking img